REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO NAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS PERIÓDICOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2010 A 2018
Abstract
Este estudo procurou investigar a utilização do conceito de profissionalização no âmbito da produção científica sobre a Educação Infantil. O objetivo foi compreender as especificidades, as competências e os saberes necessários para o efetivo trabalho da ação educativa neste campo de atuação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, referenciada na revisão sistemática das produções científicas que trazem a ideia de profissionalismo relacionada à docência na Educação Infantil, partindo da análise dos títulos, resumos e palavras chaves na base de dados das CAPES, publicados no período de 2010 a 2018. Os resultados apontam a necessidade de incrementação da formação inicial e continuada dos docentes atuantes na educação infantil como fator de consolidação da identidade, do desenvolvimento e da profissionalização nesta etapa educacional.
References
BARROS, Bruna Cury de. Ser professora iniciante na educação infantil: aprendizagens e desenvolvimento profissional em contexto de enfrentamentos e superações de dilemas. 2015. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
BOTELHO, L., CUNHA, C., & MACEDO, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão E Sociedade, 5(11), 121-136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
CARDOSO, Luciana Cristina. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil – aproximações no contexto escolar. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. 2, p. 220-230, maio-ago. 2016.
GAUTHIER, C . Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed Unijuí,1998.
GUIMARAES, Daniela Oliveira; ARENHART, Deise; SANTOS, Núbia Oliveira. Educação infantil pós LDB/96: identidade docente e formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, [S.l.], v. 12, n. 24, p. 362 - 379, ago. 2017
KRAMER, S.(Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
MARCELO, CARLOS Garcia. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro. AZEVEDO, Tânia Cristina Arantes Macedo de. Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.03 | p.117-130 | set-dez | 2010
NÒVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PALMA, Rute Cristina Domingos da. MARTINEZ, Michelle Cristine Pinto Tyszka. Sentidos de uma professora de educação infantil atribuídos às atividades matemáticas a partir de um curso de especialização em docência na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos.v.6, n.2 (15. ed.), número regular, p. 401-415, jun./jul. 2015.
PERRENOUD, P (Org.). A profissionalização dos formadores de professores. Trad. Fátima Murad. Porto alegre. Artmed, 2003.
______________. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto alegre: Artmed, 2002.
RAMOS DE OLIVEIRA, Daniele; GUIMARÃES, Célia Maria. Desafios à constituição do profissional de educação infantil - Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 1 - 11, jun. 2013.
RECCO, Kethylin Viotto. O trabalho docente na educação infantil: os desafios na relação entre professor de educação física e professor de educação infantil. 2014. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em:
ROMANOWSHI,J.P. Formação e profissionalização docente. 3ª Ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SHON.D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e a formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.
VIEIRA, Lívia Fraga. OLIVEIRA, Tiago Grama. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154 maio/ago. 2013
VIEIRA, Lívia Fraga. SOUZA, Gizele de. Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 119-139, 2010.
VOSGERAU, Dilmeire & ROMANOWSKI, Joana. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. 14. 165. 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).