A TIMIDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO E INTERVENÇÃO POR MEIO DO LÚDICO

Résumé

A pesquisa buscou elaborar reflexões sobre a timidez na infância, em especial na idade escolar, pois é uma característica que pode atrapalhar muito o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos ou em todas as fases que estejam. Teve como objetivo falar sobre a timidez, suas prováveis causas e seus impactos. De fato, quando excessiva, a timidez prejudica a convivência social, seja na fase da infância ou na fase adulta. O comportamento dos tímidos, o modo como agem diante de certas situações, apresentando suas dificuldades quando têm que fazer alguma atividade que os extrovertidos consideram normais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem é bibliográfica. Fundamentou-se nos estudos de Eco (1977), Winnicott (1982), Vygotsky (1984), Minayo (2001), Axia (2003), Gil (2010) entre outros. A priori, a pesquisa pretendeu contribuir com os professores e profissionais que tenham algum interesse pelo tema.

Bibliographies de l'auteur

Eliza Alves Landin, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

[1] Licenciada em Letras – Português/Inglês. Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Anápolis. Docente no curso de Licenciatura me Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, unidade de Jaraguá. Docente pela Secretária Municipal de Educação de Jaraguá.

Flávia Rezende Gomes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, unidade de Jaraguá.

Références

ABRANTES, Sueli Maria Brands. Controle da timidez mediante treinamento em habilidades sociais. 2006. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis. Disponível em: Acesso em: 28 mai. 2022.

AGUIAR, Gislaine Cardoso. A timidez no contexto escolar: um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola. Rio Grande do Sul, Três Cachoeiras. 2010. Disponível em:. Acesso em: dia 29 mai. 2022.

ALMEIDA, Paulo Nunes. Dinâmica lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

ALVES, Elienai Carla. Teatro: um olhar lúdico à face do desenvolvimento infantil. 2010. Disponível em: Acesso em: 28 out. 2022.

AMARO, Deigles Giacomelli. Psicologia e educação: educação inclusiva, aprendizagem e cotidiano escolar. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2006.

AXIA, Giovanna. Timidez: um dote precioso do patrimônio genético humano. Paulo: Editora: Loyola, 2003.

CABALLO, Vicente. SILVARES. A timidez infantil: estudos de caso em psicologia comportamental infantil. Vol II. Campinas: Editora: Papirus, 2004.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1986.

CARDUCCI, Bernardo. Vencendo a timidez. Editora: M. Books, 2012.

CARLOS, Michele da Silva. Criança tímida na escola: possíveis causas e intervenção lúdica. Presidente Prudente, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2022.

FILHO, Cândido Motta. Ensaio sobre a timidez. São Paulo: Livraria Martins, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Editora Record, 1997.
GONÇALVES, Elaine Sabino; MURTA, Sheila Giardini. Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. 2008. Disponível em:. Acesso em: 28 mai. 2022.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

MARIANO, Vanuza Oliveira da Silva. A timidez no processo de ensinoaprendizagem. Acadêmica de Pedagogia da instituição Faculdade Capixaba da Serra, 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social.Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
MONJAS, Maria Inês Casares. A timidez na infância e na adolescência. 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2022.

PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora, 1996.

PRETTE, Almir Del. Psicologia das habilidades sociais na infância – teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

SANTOS, Cláudio Maciel dos. Timidez um mal que atua em silêncio. Santa Maria, 2001.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: metodologia ludico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Sem cidade. Editora Vozes, 2014.

SANTOS, Fabiana Maria dos. Consequências psicológicas e sociais da timidez. Caruaru, 2011. Disponível em: Acesso em: 05 set. 2022.

WINNICOTT, Donald Woods. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1982.
Publiée
2024-06-17
Rubrique
FLUXO CONTÍNUO - Artigos