A TIMIDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO E INTERVENÇÃO POR MEIO DO LÚDICO
Abstract
A pesquisa buscou elaborar reflexões sobre a timidez na infância, em especial na idade escolar, pois é uma característica que pode atrapalhar muito o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos ou em todas as fases que estejam. Teve como objetivo falar sobre a timidez, suas prováveis causas e seus impactos. De fato, quando excessiva, a timidez prejudica a convivência social, seja na fase da infância ou na fase adulta. O comportamento dos tímidos, o modo como agem diante de certas situações, apresentando suas dificuldades quando têm que fazer alguma atividade que os extrovertidos consideram normais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem é bibliográfica. Fundamentou-se nos estudos de Eco (1977), Winnicott (1982), Vygotsky (1984), Minayo (2001), Axia (2003), Gil (2010) entre outros. A priori, a pesquisa pretendeu contribuir com os professores e profissionais que tenham algum interesse pelo tema.
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