@GREENGODICTIONARY: ESTILO AUTORAL E ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS EM MEMESA

Résumé

O presente artigo analisa a página de Instagram Greengo Dictionary (@greengodictionary), que produz conteúdos por meio da apropriação de memes já conhecidos, reformulando-os com distintos fins, inclusive publicitários. São aqui observados padrões temáticos e formais dos conteúdos postados pelo Greengo Dictionary, de que forma diversos memes foram reformulados em suas postagens para construção de certo estilo autoral e como isso se manifesta em sua estrutura e recepção na página, mais especificamente no caso de postagens publicitárias. Diante do vasto material disponível na página, foram tomadas para análise quatro postagens da página, considerando como critério de seleção a produtividade na remixagem de memes de internet. Na discussão desse corpus, serão abordados elementos-chave das culturas massivas digitais: os conceitos de memes e de virais; a questão da remixagem de conteúdos; a reprodutibilidade de imagens técnicas; a criatividade vernacular dos memes; a digital trash culture; e o marketing por meio de memes.

Bibliographies de l'auteur

Alice Garcia Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Estudos de Linguagem (UFMT). Mestra em Estudos de Linguagem (UFMT). Licenciada em Letras Inglês e Português e suas Respectivas Literaturas (UFMT). Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC MT).

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado I do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

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Publiée
2024-08-12