@GREENGODICTIONARY: ESTILO AUTORAL E ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS EM MEMESA

Resumen

O presente artigo analisa a página de Instagram Greengo Dictionary (@greengodictionary), que produz conteúdos por meio da apropriação de memes já conhecidos, reformulando-os com distintos fins, inclusive publicitários. São aqui observados padrões temáticos e formais dos conteúdos postados pelo Greengo Dictionary, de que forma diversos memes foram reformulados em suas postagens para construção de certo estilo autoral e como isso se manifesta em sua estrutura e recepção na página, mais especificamente no caso de postagens publicitárias. Diante do vasto material disponível na página, foram tomadas para análise quatro postagens da página, considerando como critério de seleção a produtividade na remixagem de memes de internet. Na discussão desse corpus, serão abordados elementos-chave das culturas massivas digitais: os conceitos de memes e de virais; a questão da remixagem de conteúdos; a reprodutibilidade de imagens técnicas; a criatividade vernacular dos memes; a digital trash culture; e o marketing por meio de memes.

Biografía del autor/a

Alice Garcia Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Estudos de Linguagem (UFMT). Mestra em Estudos de Linguagem (UFMT). Licenciada em Letras Inglês e Português e suas Respectivas Literaturas (UFMT). Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC MT).

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado I do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

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Publicado
2024-08-12