@GREENGODICTIONARY: ESTILO AUTORAL E ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS EM MEMESA
Abstract
O presente artigo analisa a página de Instagram Greengo Dictionary (@greengodictionary), que produz conteúdos por meio da apropriação de memes já conhecidos, reformulando-os com distintos fins, inclusive publicitários. São aqui observados padrões temáticos e formais dos conteúdos postados pelo Greengo Dictionary, de que forma diversos memes foram reformulados em suas postagens para construção de certo estilo autoral e como isso se manifesta em sua estrutura e recepção na página, mais especificamente no caso de postagens publicitárias. Diante do vasto material disponível na página, foram tomadas para análise quatro postagens da página, considerando como critério de seleção a produtividade na remixagem de memes de internet. Na discussão desse corpus, serão abordados elementos-chave das culturas massivas digitais: os conceitos de memes e de virais; a questão da remixagem de conteúdos; a reprodutibilidade de imagens técnicas; a criatividade vernacular dos memes; a digital trash culture; e o marketing por meio de memes.
References
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
CANI, Josiane Brunetti. Multimodalidade e efeitos de sentido no gênero meme. Periferia, v. 11, n. 2, 2019, pp. 242-267.
CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).
DAWKINS, Richard. The selfish gene. New York: Oxford University Press, 2007.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
GREENGO Dictionary: Little Brazil Juice. 2019. Instagram: @greengodictionary. Disponível em: https://www.instagram.com/greengodictionary/?utm_medium=copy_link. Acesso em: 04 dez. 2021.
JENKINS, Henri; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: New York University, 2013.
KIBERD, Roisin. Unpacking the Meaning of the ‘Starter Pack’ Meme. Vice. 2018. Disponível em: https://www.vice.com/en/article/kzny3v/unpacking-the-meaning-of-the-starter-pack-meme. Acesso em: 30 abr. 2022.
LEAL-TOLEDO, Guilherme. Em busca de uma fundamentação da memética. Trans/form/ação, Marília, v. 36, n. 1, jan./abril, 2013, pp. 187-210.
LEVINSON, Jay Conrad. Criatividade de guerrilha. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
MALLOY, Judy. Social media archeology and poetics. Cambridge: MIT Press, 2017.
MUSEU de Memes. 2015. Disponível em: https://www.museudememes.com.br/. Acesso em: 03 out. 2020.
MUSEU de Memes. Coleção Nazaré Confusa (Math Lady). 2016. Disponível em: https://museudememes.com.br/collection/nazare-confusa. Acesso em: 03 out. 2020.
PINHEIRO, José Mauro Ferreira. Memes, viralização e redes sociais: dinâmicas metafóricas. SBC Horizontes, dez. 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/12/memes-viralizacao-e-redes-sociais-dinamicas-metaforicas/. Acesso em: 30 abr. 2022.
ROCHA, Arthur de Oliveira; VELOSO, Maria do Socorro Furtado. Memes enquanto tecnoimagens: um olhar sob o prisma das teorias de Vilém Flusser. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 51, 2020, pp. 242-258.
SENHORA do Destino [Novela]. Direção: Cláudio Boeckel, Wolf Maya, Marco Rodrigo, Luciano Sabino. Rio de Janeiro: Rede Globo, 2004.
SILVA, Ananias Agostinho. Memes virtuais: gênero do discurso, dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa. Revista Travessias, v. 10, n. 3, 2016, pp. 341-361.
SILVA, Gerson Rodrigues; DOS SANTOS, Joyce Oliveira. A primeira guerra memeal: um estudo do processamento linguístico-cognitivo nos memes usados na primeira batalha virtual entre Brasil e Portugal. Linguagem em (Re)vista, Niterói, vol. 12, n. 23, jan./jun. 2017, p. 7-31.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: PUC, 2019.
WIGGINS, Bradley E; BOWERS, Bret. Meme as genre: a structurational analysis of the memescape. New media and society, State College, v. 17, n. 11, 2014, p. 1-21.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).