“VIDAS AMEAÇADAS”: UM OLHAR PARA AS INFÂNCIAS E JUVENTUDES PRECARIZADAS, AMEAÇADAS, INSEGURAS – ENTREVISTA COM MIGUEL ARROYO
Résumé
Entrevista realizada via Zoom, no dia 16 de agosto de 2021, na estreia do canal no Youtube da recém-formalizada Rede Emili@. A Rede Ibero-Americana de Pesquisas Interdisciplinares sobre Infâncias e Juventudes, denominada Rede Emília, reúne docentes da Argentina, México, Espanha, Portugal, além de universidades brasileiras públicas, federais, estaduais, confessionais e comunitárias. A rede de pesquisas realiza estudos compartilhados sobre as temáticas da infância e da juventude e organiza eventos e publicações, a fim de subsidiar as políticas públicas na estruturação de projetos e programas que visem atender os direitos fundamentais das crianças e jovens. O entrevistado é Miguel Arroyo, uma das grandes referências em educação do nosso País. Miguel Arroyo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) Stanford University (1976). É professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG.
Références
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas – trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004 (4a. edição).
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000 (8 a . edição).
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. RJ: Vozes, 2014.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. RJ: Vozes, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).