ESTRATÉGIAS DE LEITURA APLICADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE MATEMÁTICA

Résumé

Este trabalho é produto de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender quais estratégias de leitura são ativadas/aplicadas na compreensão de enunciados de situações-problema da área da matemática. Para a pesquisa, foram selecionadas situações-problema do simulado da Prova Brasil para o 5º ano do Ensino Fundamental, do ano de 2011. Neste artigo, como forma de apontar alguns resultados obtidos, exploramos duas questões analisadas na dissertação, explanando estratégias acionadas para a compreensão e resolução do problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, fundada em estudos de Solé (1998), Kleiman (2016), Girotto e Souza (2010), bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1997) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). O trabalho aponta estratégias de leitura que podem auxiliar os alunos na compreensão e resolução de situações-problema, indicando, nessa esteira, caminhos para aperfeiçoar competências de leitura não apenas associadas às atividades curriculares, mas às práticas sociais.

Bibliographies de l'auteur

Clesiane Aparecida Nunes Rizzi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo. 

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -SP, professora no Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. 

Références

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Publiée
2024-01-22