ESTRATÉGIAS DE LEITURA APLICADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE MATEMÁTICA

Resumen

Este trabalho é produto de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender quais estratégias de leitura são ativadas/aplicadas na compreensão de enunciados de situações-problema da área da matemática. Para a pesquisa, foram selecionadas situações-problema do simulado da Prova Brasil para o 5º ano do Ensino Fundamental, do ano de 2011. Neste artigo, como forma de apontar alguns resultados obtidos, exploramos duas questões analisadas na dissertação, explanando estratégias acionadas para a compreensão e resolução do problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, fundada em estudos de Solé (1998), Kleiman (2016), Girotto e Souza (2010), bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1997) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). O trabalho aponta estratégias de leitura que podem auxiliar os alunos na compreensão e resolução de situações-problema, indicando, nessa esteira, caminhos para aperfeiçoar competências de leitura não apenas associadas às atividades curriculares, mas às práticas sociais.

Biografía del autor/a

Clesiane Aparecida Nunes Rizzi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo. 

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -SP, professora no Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. 

Citas

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Publicado
2024-01-22