Abstract
Este trabalho é produto de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender quais estratégias de leitura são ativadas/aplicadas na compreensão de enunciados de situações-problema da área da matemática. Para a pesquisa, foram selecionadas situações-problema do simulado da Prova Brasil para o 5º ano do Ensino Fundamental, do ano de 2011. Neste artigo, como forma de apontar alguns resultados obtidos, exploramos duas questões analisadas na dissertação, explanando estratégias acionadas para a compreensão e resolução do problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, fundada em estudos de Solé (1998), Kleiman (2016), Girotto e Souza (2010), bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1997) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). O trabalho aponta estratégias de leitura que podem auxiliar os alunos na compreensão e resolução de situações-problema, indicando, nessa esteira, caminhos para aperfeiçoar competências de leitura não apenas associadas às atividades curriculares, mas às práticas sociais.
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Simulado da Prova Brasil 2011. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7997-provamodelo-5ano&category_slug=maio-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
COLL, César. Psicologia y curriculum: una aproximación psicopedagógica a la elaboración del curriculum escolar. Barcelona: Laia, 1987.
GIROTTO, Cyntia Graziella G. S.; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de Leitura: para ensinar os alunos a compreender o que leem. In: MENIN, Ana; GIROTTO, Cyntia Graziella G. S; ARENA, Dagoberto Buim; SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2010, p. 45-114.
INAF. Indicador de Alfabetismo Funcional. 2018. Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/ . Acesso em: 18 ago. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matemática: orientações para o professor – SAEB/Prova Brasil. Brasília: INEP, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/saeb_mat.pdf 17 mar. 2019.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2016.
MENEZES, Luís. Matemática, linguagem e comunicação. 1999. Disponível em: https://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/2008%202009/Comunicacao/Proff.pdf Acesso em: 20 set. 2022.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro de Almeida. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FDT, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).