A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Résumé
O presente artigo tem como objetivo identificar na transdisciplinaridade caminhos para uma prática de educação inclusiva. O conceito de inclusão não se restringe à deficiência. Logo, é destacado aqui o respeito à condição e singularidade do ser em suas diversas dimensões. Para tanto, as autoras caminham nas discussões sobre inclusão, no conceito de transdisciplinaridade e relatam algumas experiências de suas práticas pedagógicas, fazendo uma (re)construção do vivido. O trabalho consiste em uma pesquisa autoetnográfica de abordagem qualitativa e dialoga especialmente com as discussões de Barbosa (2020), Moraes (2014) e Suanno et al. (2017). Ao final da análise, pode-se concluir que a transdisciplinaridade traz caminhos para uma educação de fato inclusiva, uma vez que amplia a compreensão sobre o ser humano e trabalha com uma razão sensível que articula razão, emoção, corporeidade e atitude transformadora.
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