A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumen
O presente artigo tem como objetivo identificar na transdisciplinaridade caminhos para uma prática de educação inclusiva. O conceito de inclusão não se restringe à deficiência. Logo, é destacado aqui o respeito à condição e singularidade do ser em suas diversas dimensões. Para tanto, as autoras caminham nas discussões sobre inclusão, no conceito de transdisciplinaridade e relatam algumas experiências de suas práticas pedagógicas, fazendo uma (re)construção do vivido. O trabalho consiste em uma pesquisa autoetnográfica de abordagem qualitativa e dialoga especialmente com as discussões de Barbosa (2020), Moraes (2014) e Suanno et al. (2017). Ao final da análise, pode-se concluir que a transdisciplinaridade traz caminhos para uma educação de fato inclusiva, uma vez que amplia a compreensão sobre o ser humano e trabalha com uma razão sensível que articula razão, emoção, corporeidade e atitude transformadora.
Citas
BÉNARD DA COSTA, Ana Maria. A escola inclusiva: do conceito à prática. Inovação, v. 9, n. 1-2, p. 151-163, 1996.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Como as Paralimpíadas Escolares mudam a vida de crianças e jovens com deficiência de todo o Brasil. 2021. Disponível em: https://cpb.org.br/noticia/detalhe/3706/como-as-paralimpiadas-escolares-mudam-a-vida-de-criancas-e-jovens-com-deficiencia-de-todo-o-brasil#:~:text=qui%2C%2025%20nov%202021%2015,32%3A55%20%2D03%3A00&text=O%20evento%2C%20ao%20reunir%20902,Treinamento%20Paral%C3%ADmpico%2C%20em%20S%C3%A3o%20Paulo. Acesso em: 24 ago. 2022.
FERREIRA, Aurélio B. H. Dicionário Aurélio. Goiânia: Editora positivo, 2010.
GALLACHER, Lesley. ‘The terrible twos’: Gaining control in the nursery? Children's Geographies, v. 3, n. 2, p. 243-264, 2005.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.
MÉNDEZ, Mariza. Autoethnography as a research method: advantages, limitations, and criticisms. Colombian Applied Linguistics Journal, v. 15, n. 2, p. 279-287, 2013.
MINAYO, Maria C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
NUERNBERG, Adriano H. O capacitismo, a educação especial e a contribuição do campo de estudos sobre deficiência para educação inclusiva. In: MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau: Edifurb, 2020. p. 45-60.
SANT’ANA, Jhonatas V. B.; SABOTA. Barbra; SUANNO, João H. Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 6, n. 10, jan./jun. 2017.
SUANNO, João H.; ARANTES, Victor H. P.; PAULA, Marcos V. G.; CUNHA, Regina C. A. Para Além de uma Educação Física Escolar: mediação pedagógica e transdisciplinaridade. Revista Mediação, v. 12, p. 175-191, 2017.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação: necessidades educacionais especiais. Salamanca, Espanha, 1994.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).