O XADREZ PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Résumé

O presente trabalho procura estabelecer uma relação entre a prática do xadrez e o desenvolvimento de competências em nível cognitivo, socio e afetivo. Para desenvolver o estudo aqui proposto, foi realizada uma revisão teórica sobre o uso do xadrez como recurso pedagógico dentro de uma perspectiva histórico-cultural. Por fim, chegou-se ao construto teórico que deixa claras evidências a respeito da influência do jogo de xadrez, quando utilizado como ferramenta pedagógica. O incentivo do uso deste material aparece também durante o movimento Escola Nova, que defendia o aprender fazendo, no qual os professores deveriam fazer uso da experimentação, mas, a falta de preparo para trabalhar com esse tipo de material resultou na diminuição da sua eficiência, e ainda hoje.

Bibliographies de l'auteur

Adriana Soely André de Souza Melo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Letras (pela FAFOPST), Bacharel em Serviço Social (pela UNOPAR), Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (pela UNEB – Campus VIII) e doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (pela UNEB – Campus III). Atualmente, é professora convidada na FACESP e atua como Assistente Social no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna CPM Juazeiro.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Geografia pela UFPE e graduado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. É professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Rogério de Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco. Licenciado e Bacharel em Educação Física. Graduado em Pedagogia pela FAFIBE.

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Publiée
2023-03-15