O XADREZ PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Abstract
O presente trabalho procura estabelecer uma relação entre a prática do xadrez e o desenvolvimento de competências em nível cognitivo, socio e afetivo. Para desenvolver o estudo aqui proposto, foi realizada uma revisão teórica sobre o uso do xadrez como recurso pedagógico dentro de uma perspectiva histórico-cultural. Por fim, chegou-se ao construto teórico que deixa claras evidências a respeito da influência do jogo de xadrez, quando utilizado como ferramenta pedagógica. O incentivo do uso deste material aparece também durante o movimento Escola Nova, que defendia o aprender fazendo, no qual os professores deveriam fazer uso da experimentação, mas, a falta de preparo para trabalhar com esse tipo de material resultou na diminuição da sua eficiência, e ainda hoje.
References
ALBUQUERQUE, E. R. O jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola de Santa Maria/RS. 28 fev. 2018.
BURGOYNE, A. P. et al. The relationship between cognitive ability and chess skill: A comprehensive meta-analysis. Intelligence, v. 59, p. 72–83, nov. 2016.
CAVALCANTI, J. DE H.; BEZERRA, T. V. O jogo de xadrez como objeto facilitador no processo de ensino aprendizagem do conteúdo coordenadas cartesianas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e68997020–e68997020, 11 ago. 2020.
FERREIRA, I. R.; TORTATO, C. DE S. B. O jogo de xadrez como um artefato cultural e tecnológico. Revista Mundi Sociais e Humanidades (ISSN: 2525-4774), v. 5, n. 1, 20 jul. 2020.
GLIGA, F.; FLESNER, P. I. Cognitive Benefits of Chess Training in Novice Children. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 962–967, fev. 2014.
KLEINE, B. F. O jogo de xadrez: uma ferramenta lúdica para o desenvolvimento da tomada de decisão. Revista de extensão e iniciação científica da unisociesc, v. 7, n. 2, p. 39–46, 10 dez. 2020.
KRUMMENAUER, W. L.; JUNIOR, C. R. S.; CUNHA, M. B. O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 5, n. 2, p. 72–81, 1 jul. 2019.
LIMA, J. L. DO N. Criando possibilidades para o uso didático do jogo de xadrez no ensino da matemática. TCC. Disponível em:
MONTOYA, A. O. D. et al. Jean Piaget no século XXI. escritos de epistemologia e psicologia genéticas. Marília : Oficina Universitária, 2011.
O QUE é Zugzwang? Termos Xadrezistas. Chess.com. Disponível em: https://www.chess.com/pt/article/view/o-que-e-zugzwang-termos-xadrezistas. Acesso em: 27 mar. 2022.
PIAGET, J. A Psicologia da inteligência. Editora Vozes, 2013.
ROSA, R. R. et al. Efeitos do xadrez nas funções cognitivas e na aprendizagem de escolares: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e36963410–e36963410, 13 abr. 2020.
ROSHOLM, M.; MIKKELSEN, M. B.; GUMEDE, K. Your move: The effect of chess on mathematics test scores. PLOS ONE, v. 12, n. 5, p. e0177257, 11 maio 2017.
SANTANA, D. F.; BIODERE, N. Matemática e Literatura: um jogo de xadrez através do espelho. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 3, n. 1, p. 77–87, 25 maio 2018.
SANTOS, J. P. et al. Contextualizando o ensino de matemática com o uso do jogo de xadrez. Revista Uniaraguaia, v. 15, n. 3, p. 54–66, 2020.
TAILLE, Y. DE L.; OLIVEIRA, M. K. DE; DANTAS, H. Piaget, Vigotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. 28a edição. Summus Editorial, 2019.
VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. DE F.; ALMEIDA, S. H. V. DE. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. Psicologia da Educação, n. 29, p. 27–55, dez. 2009.
VITALIANO, C. R. Formação de professores de Educação Infantil para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma pesquisa colaborativa. Pro-Posições, v. 30, 4 jul. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).