SIGNIFICADOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA/ PARFOR: PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO IFRS-BG

Résumé

Este texto resulta de uma pesquisa que buscou conhecer o significado atribuído pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Parfor, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves / RS, acerca de sua participação no programa. Através de um questionário respondido por dez estudantes voluntários, conhecemos os desafios, contribuições e possibilidades que vislumbram no processo de constituição de sua docência. As ideias de Ghedin e Franco fundamentam o caminho metodológico e os dados produzidos, analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Foi possível organizar os resultados em quatro categorias: significados; desafios; contribuições e experiências formativas. Pressupostos de autores como Arroyo, Freire, Nóvoa, Tardif deram suporte teórico ao estudo. As percepções dos estudantes sobre a participação legitimam sua importância enquanto política pública para a formação inicial de professores, condição única de formação superior para os estudantes que nele ingressam. 

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Zorzi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Matemática. Licenciada em Matemática. Docente da área de Matemática do IFRS/BG.

Juraciara Paganella Peixoto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestra em Ensino. Especialista em Supervisão Escolar. Licenciada em Letras. Professora da Educação Básica – aposentada. Técnica em Assuntos Educacionais IFRS/BG. Coordenadora Institucional do Parfor IFRS. 

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Publiée
2022-08-29