SIGNIFICADOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA/ PARFOR: PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO IFRS-BG

Resumen

Este texto resulta de uma pesquisa que buscou conhecer o significado atribuído pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Parfor, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves / RS, acerca de sua participação no programa. Através de um questionário respondido por dez estudantes voluntários, conhecemos os desafios, contribuições e possibilidades que vislumbram no processo de constituição de sua docência. As ideias de Ghedin e Franco fundamentam o caminho metodológico e os dados produzidos, analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Foi possível organizar os resultados em quatro categorias: significados; desafios; contribuições e experiências formativas. Pressupostos de autores como Arroyo, Freire, Nóvoa, Tardif deram suporte teórico ao estudo. As percepções dos estudantes sobre a participação legitimam sua importância enquanto política pública para a formação inicial de professores, condição única de formação superior para os estudantes que nele ingressam. 

Biografía del autor/a

Fernanda Zorzi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Matemática. Licenciada em Matemática. Docente da área de Matemática do IFRS/BG.

Juraciara Paganella Peixoto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestra em Ensino. Especialista em Supervisão Escolar. Licenciada em Letras. Professora da Educação Básica – aposentada. Técnica em Assuntos Educacionais IFRS/BG. Coordenadora Institucional do Parfor IFRS. 

Citas

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Publicado
2022-08-29