SIGNIFICADOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA/ PARFOR: PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO IFRS-BG
Abstract
Este texto resulta de uma pesquisa que buscou conhecer o significado atribuído pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Parfor, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves / RS, acerca de sua participação no programa. Através de um questionário respondido por dez estudantes voluntários, conhecemos os desafios, contribuições e possibilidades que vislumbram no processo de constituição de sua docência. As ideias de Ghedin e Franco fundamentam o caminho metodológico e os dados produzidos, analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Foi possível organizar os resultados em quatro categorias: significados; desafios; contribuições e experiências formativas. Pressupostos de autores como Arroyo, Freire, Nóvoa, Tardif deram suporte teórico ao estudo. As percepções dos estudantes sobre a participação legitimam sua importância enquanto política pública para a formação inicial de professores, condição única de formação superior para os estudantes que nele ingressam.
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