DESAFIOS À ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PARFOR: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que buscou identificar os principais desafios à adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Pedagogia, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ofertado pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Os dados foram coletados por intermédio de um questionário misto, sistematizado com auxílio da plataforma Google Form, e as respostas foram organizadas posteriormente com vistas às análises por meio do aplicativo Google Sheets. A aplicação do instrumento e a sistematização dos resultados possibilitaram traçar o perfil dos discentes, além de permitir mensurar as condições de acessibilidade à rede mundial de computadores nos municípios do interior do Estado do Acre. Como resultado, foi possível identificar os principais desafios quanto à utilização dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdic) para os discentes do Curso de Pedagogia, ofertado pela Ufac via Parfor, o que demonstrou ser inviável realizar atividades remotas de ensino durante o período em que a instituição esteve com as atividades presenciais suspensas por decorrência das implicações da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020-2021.

Bibliographies de l'auteur

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Associação Plena em Rede (EDUCANORTE) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). Pesquisador membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (NUPGEFE) da Universidade Federal do Acre (UFAC). 

Francisca do Nascimento Pereira Filha, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação, na Linha de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Integra o quadro de Docentes no Centro de Educação, Letras e Artes (Cela). Atuando nas áreas de   Investigação e Prática Pedagogia, Estágio Supervisionado, Didática, com experiência também na área de Fundamentos da Educação. 

Mark Clark A. de Carvalho, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Educação na Amazônia da Rede/EDUCANORTE/UFPA. Lider do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação. 

Références

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Publiée
2022-08-29