DESAFIOS À ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PARFOR: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que buscou identificar os principais desafios à adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Pedagogia, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ofertado pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Os dados foram coletados por intermédio de um questionário misto, sistematizado com auxílio da plataforma Google Form, e as respostas foram organizadas posteriormente com vistas às análises por meio do aplicativo Google Sheets. A aplicação do instrumento e a sistematização dos resultados possibilitaram traçar o perfil dos discentes, além de permitir mensurar as condições de acessibilidade à rede mundial de computadores nos municípios do interior do Estado do Acre. Como resultado, foi possível identificar os principais desafios quanto à utilização dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdic) para os discentes do Curso de Pedagogia, ofertado pela Ufac via Parfor, o que demonstrou ser inviável realizar atividades remotas de ensino durante o período em que a instituição esteve com as atividades presenciais suspensas por decorrência das implicações da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020-2021.
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