DESAFIOS À ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PARFOR: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que buscou identificar os principais desafios à adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Pedagogia, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ofertado pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Os dados foram coletados por intermédio de um questionário misto, sistematizado com auxílio da plataforma Google Form, e as respostas foram organizadas posteriormente com vistas às análises por meio do aplicativo Google Sheets. A aplicação do instrumento e a sistematização dos resultados possibilitaram traçar o perfil dos discentes, além de permitir mensurar as condições de acessibilidade à rede mundial de computadores nos municípios do interior do Estado do Acre. Como resultado, foi possível identificar os principais desafios quanto à utilização dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdic) para os discentes do Curso de Pedagogia, ofertado pela Ufac via Parfor, o que demonstrou ser inviável realizar atividades remotas de ensino durante o período em que a instituição esteve com as atividades presenciais suspensas por decorrência das implicações da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020-2021.
Citas
BRASIL. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346.Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 20 jun. 2022.
CONASS. Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/ Acesso em: 19 jun. 2022.
FIOCRUZ. Covid-19 e fatores de risco: conheça fontes de informação sobre doenças crônicas e saúde dos idosos. Disponível em: https://www.icict.fiocruz.br/content/covid-19-e-fatores-de-risco-conhe%C3%A7a-fontes-de-informa%C3%A7%C3%A3o-sobre-doen%C3%A7as-cr%C3%B4nicas-e-sa%C3%BAde-dos Acesso em: 18 jun. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 6.º ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Resolução Reitoria nº 4 de 16 de março de 2020. Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-4-de-30-de-marco-de-2020. Acesso em 20 de junho de 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Resolução nº 5, de 02 de julho de 2020 do Consu. Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-no-5-de-02-de-julho-de-2020. Acesso em: 20 jun. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Resolução nº 11, de 28 de agosto de 2020 do Consu. Dispõe sobre a oferta de disciplinas por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presenciais. Disponível em: http://www2.ufac.br/site/ocs/conselho-universitario/resolucoes/resolucoes-2020/resolucao-consu-no-11-de-28-de-agosto-de-2020.pdf/. Acesso em: 20 jun. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Portaria nº 1.009 de 03 de junho de 2020. Plano de retorno gradual de atividades. Disponível em: https://www.ufac.br/site/coronavirus/coronavirus-1/15102021.pdf/view. Acesso em: 20 jun. 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).