CONSTRUINDO CAMINHOS PARA PRÁTICAS DE LAZER DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar as discussões suscitadas durante um encontro online para a construção de um material educativo com alternativas de lazer para professores da Rede Pública de Ensino. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. Participaram do encontro 9 colaboradores, professores de Educação Física vinculados à Rede Estadual de Ensino da cidade de Tocantinópolis/TO, devido a pandemia do Coronavírus, o encontro foi realizado por meio de web conferência. Para analisar os dados coletados foi utilizado a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir sugestões práticas levantadas pelo encontro, os resultados foram categorizados em quatro grandes grupos, sendo: Artes; atividade física, natureza e turismo. Conclui-se que com a construção de um material educativo com alternativas de lazer para professores da Rede Pública de Ensino a ideia fundamental é que a partir das reflexões as práticas de lazer da população de professores brasileiros sejam asseguradas e motivadas por meio de políticas públicas que democratizem o lazer.

Bibliographies de l'auteur

Bárbara Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor em Políticas Públicas (UMC). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lecionando na graduação em Educação Física e Psicologia, na residência multiprofissional em Saúde Mental, Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Professor Permanente junto ao mestrado profissional em Educação Física e no Doutorado em Educação na Amazônia. Bolsista em Produtividade e Pesquisa (FAPT). Assessor Técnico junto a rede TOPAMA (Ministério da Saúde e UFT). Presidente da Editora Universitária da UFT (EDUFT).

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Publiée
2022-08-29