CONSTRUINDO CAMINHOS PARA PRÁTICAS DE LAZER DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar as discussões suscitadas durante um encontro online para a construção de um material educativo com alternativas de lazer para professores da Rede Pública de Ensino. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. Participaram do encontro 9 colaboradores, professores de Educação Física vinculados à Rede Estadual de Ensino da cidade de Tocantinópolis/TO, devido a pandemia do Coronavírus, o encontro foi realizado por meio de web conferência. Para analisar os dados coletados foi utilizado a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir sugestões práticas levantadas pelo encontro, os resultados foram categorizados em quatro grandes grupos, sendo: Artes; atividade física, natureza e turismo. Conclui-se que com a construção de um material educativo com alternativas de lazer para professores da Rede Pública de Ensino a ideia fundamental é que a partir das reflexões as práticas de lazer da população de professores brasileiros sejam asseguradas e motivadas por meio de políticas públicas que democratizem o lazer.
References
ALMEIDA, M. A. B. de; GUTIERREZ, G. L.; MARQUES, R. Qualidade de vida.
Sao: Llll, 2012.
BAHIA, M. C.; FARIAS, K. S. S.; HAMOY, J. A.; MEGUIS, T. R. B.;
FIGUEIREDO, S. J. L. Políticas Públicas de Lazer na Amazônia (Belém, Pará).
Revista Licere, v. 20, p. 139-162, 2017.
BRAMANTE, A. C. Lazer, concepções e significados. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 1, n. 1, 1998.
BRUHNS, Heloisa T. (orgs.). Viagens à natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
CARVALHO, M. A. P. et al. Construção compartilhada do conhecimento: análise da produção de material educativo. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular em saúde. Brasília, p. 91-101, 2007.
DUMAZEDIER, J Lazer e cultura popular (M. L. S. Machado, Trad.). São Paulo: Perspectiva. 1976.
DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. So Paulo: Perspectiva, 1973.
DUMAZEDIER, J. Planejamento de Lazer no Brasil: A Teoria Sociológica da Decisão. In: DUMAZEDIER, J. Planejamento de lazer no Brazil. São Paulo: Sesc, 1980. p. 10.
EBLING, D; ABRÃO. K. Esporte e Lazer: Estudos e práticas no estado do Tocantins. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. v. 1. 151p.
EL ANDALOUSSI, Khalid. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
GOMES, C. L. Lazer, Trabalho e Educação: relações Históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. UFMG: CELAR-DEF/UFMG, 2010.
KRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2001.
MARCELLINO, N. C. (Org.). Sistema nacional de esporte e lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011. (Cadernos interativos: elementos para o desenvolvimento de políticas, programas e projetos intersetoriais, enfatizando a relação lazer, escola e processo educativo, 3).
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução 3Ş ed. Campinas, SP:
autores associados, 2002.
MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 15. ed. Campinas, Papirus: 2010. MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 16. ed. Campinas, Papirus: 2016.
MARINHO, A. Lazer, natureza e aventura: compartilhando emoções e compromissos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas (SP): Autores Associados, v. 22, n0. 2, jan., p.143-153, 2001.
MELO, V. A. de; ALVES JUNIOR, E. de D.. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. ISSN 1980-850X. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-
73132003000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf.
NASCIMENTO, D. E. et al. Formação, Lazer e Currículo: Os Cursos de Educação Física do Tocantins. LICERE - Revista do Programa de Pós- graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 342– 361, 2020. DOI: 10.35699/2447-6218.2020.24044. Disponível em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/24044.
NASCIMENTO, D. E. et al. Formação, lazer e currículo: os cursos de Educação Física do Tocantins. Licere, v. 23, n. 2, p. 342–361, 2020.
NASCIMENTO, M. F. V.; QUIXABEIRA, A. P. ; ABRÃO R. K. . Pescando
opiniões: uma investigação sobre o conceito de pesca, lazer e atividade física em comunidades do Facebook. REVISTA CPAQV, v. 13, p. 1-10, 2021.
PEREIRA, M. S. O Direito ao lazer do professor de Ensino Superior. Revista da Faculdade de Direito, n. 30, p. 55–75, 2016.
REIS, L. J. de A.; STAREPRAVO, F. A.; CAVICHIOLLI, F. R.; MARCHI
JÚNIOR, W. Arte e Cultura como Possibilidade para o Lazer e a Desportividade. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.35699/1981-3171.2011.784. Disponível em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/784. Acesso em: 28 maio. 2021.
SANTANA, M. D. O.; SILVA, A. P. M..; ARAÚJO, B.C; ABRÃO, R. K.
Conhecimentos e práticas de lazer: uma perspectiva de trabalho e saúde. Linhas Críticas, [S. l.], v. 27, p. 1–15, 2021. DOI: 10.26512/lc. v27.2021.35146. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35146. Acesso em: 16 maio. 2021.
SILVA, M.; SILVA, L.; SPIEKER, C. Atividade física no lazer e fatores associados em professores pré-escolares de Pelotas, RS, Brasil. Rev. bras. ativ. fís. saúde, v. 19, n. 4, p. 417–428, 2014.
SILVESTRE, B. M.; AMARAL, S. C. F. O lazer dos professores da Rede Estadual Paulista: uma investigação comparativa entre os gêneros. Licere, v. 20, n. 1, p. 60–87, 2017.
SOUZA, A.S.; SILVA, C.L. A interface educação/lazer: representações e discursos de professores de educação física da rede pública de Piracicaba-SP. Licere, v. 22, n. 3, p. 1–33, 2019.
UNGHERI, B. O.; ISAYAMA, H. F. Os saberes e a formação profissional em lazer: uma análise no campo das políticas públicas. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 98, p. 389-409, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).