RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADO II E III NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
Résumé
O estágio supervisionado prepara o aluno para o exercício de sua atividade através da observação e vivência prática. Na licenciatura o estágio leva o aluno- futuro professor para dentro da sala de aula, com o propósito de praticar as teorias de seu curso. Este relato de experiência apresenta a realidade de muitas escolas no Brasil e objetiva provocarem a reflexão sobre nosso sistema de ensino. Os relatos da diretora e do professor de ciências são alguns exemplos da realidade de muitas escolas que se esforçam para trabalhar com os poucos recursos financeiros e tecnológicos. Chega-se a conclusão de que uma boa aula não depende somente de um professor dinâmico em sua didática, mas também do apoio que possa ter no exercício de sua função.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum curricular. Proposta preliminar. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 20 Set.2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Ensino Fundamental. 1997. Disponível em:
BRZEZINSKI, Iria. A formação e a carreira de profissionais da educação na LDB 9.394/96: possibilidades e perplexidades. In. _____. LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 308 p. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 147-167.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2007. 119 p.
KENSKI, Vani Moreira. A vivência escolar dos estágios e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In. PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 139 p. 12 ed. São Paulo: Papirus, 1991. p. 39-51.
KULCSAR, R. Estagio supervisionado como atividade integrada. In: Pratica de Ensino e o Estagio Supervisionado [S.l: s.n.], 1991.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 3. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993. 181 p.
REGINALDO, Carla Camargo et al. O ensino de ciências e a experimentação. Disponível:< http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286>. Acesso em: 04 de mar. 2018.
PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. 1. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 226 p.
TORRES, Waldenira Mercedes Pereira; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; BORGES, Fábio Cardoso; ESTUMANO, Gerson dos Santos; SOUZA, Ronaldo Lopes de; COSTA, Marcos Benedito Caldas; SANTIAGO, Lucidia Fonseca. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Cametá, 2011, 63 P.
VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no ensino fundamental – Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação. v. 9. n.1. p. 93-104. 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).