RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADO II E III NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
Abstract
O estágio supervisionado prepara o aluno para o exercício de sua atividade através da observação e vivência prática. Na licenciatura o estágio leva o aluno- futuro professor para dentro da sala de aula, com o propósito de praticar as teorias de seu curso. Este relato de experiência apresenta a realidade de muitas escolas no Brasil e objetiva provocarem a reflexão sobre nosso sistema de ensino. Os relatos da diretora e do professor de ciências são alguns exemplos da realidade de muitas escolas que se esforçam para trabalhar com os poucos recursos financeiros e tecnológicos. Chega-se a conclusão de que uma boa aula não depende somente de um professor dinâmico em sua didática, mas também do apoio que possa ter no exercício de sua função.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum curricular. Proposta preliminar. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 20 Set.2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Ensino Fundamental. 1997. Disponível em:
BRZEZINSKI, Iria. A formação e a carreira de profissionais da educação na LDB 9.394/96: possibilidades e perplexidades. In. _____. LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 308 p. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 147-167.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2007. 119 p.
KENSKI, Vani Moreira. A vivência escolar dos estágios e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In. PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 139 p. 12 ed. São Paulo: Papirus, 1991. p. 39-51.
KULCSAR, R. Estagio supervisionado como atividade integrada. In: Pratica de Ensino e o Estagio Supervisionado [S.l: s.n.], 1991.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 3. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993. 181 p.
REGINALDO, Carla Camargo et al. O ensino de ciências e a experimentação. Disponível:< http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286>. Acesso em: 04 de mar. 2018.
PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. 1. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 226 p.
TORRES, Waldenira Mercedes Pereira; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; BORGES, Fábio Cardoso; ESTUMANO, Gerson dos Santos; SOUZA, Ronaldo Lopes de; COSTA, Marcos Benedito Caldas; SANTIAGO, Lucidia Fonseca. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Cametá, 2011, 63 P.
VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no ensino fundamental – Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação. v. 9. n.1. p. 93-104. 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).