O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E A BUSCA PELO LAUDO: A ILUSÃO NA BUSCA DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS NA PRÁTICA DO EDUCADOR
Résumé
É urgente refletir sobre o ideário pedagógico hegemônico influenciado pelo discurso científico e biologizante da medicina produtora de “laudados” para campo educativo, tal questão reverbera na prática docente e por sua vez na experiência do aluno no campo de busca pelo saber. Cabe por hora Examinar a literatura do campo educacional e dos estudos psicanalíticos com foco nas experiências educativas dirigidas às crianças ditas de “inclusão” escolar. Olhar as formas de sileciamento do professor a partir de uma incompletude, ou até mesmo a incapacidade de fornecer a devida assistência pedagógica diante das contingências que emergem no espaço escolar não observadas nos livros que abordam a inclusão. A inclusão escolar é um princípio de uma educação emancipadora, a qual deve desenvolver o trabalho docente abarcando as diferenças dos indivíduos, das famílias e das comunidades. A perspectiva inclusiva da educação tem ainda muito a realizar. No caso da educação especial a “segregação simbólica” dos estudantes é o mais comum, sendo uma grande parte tratados de forma inferiorizada. E a precarização da vida escolar dificulta a descoberta do prazer de aprender pelo estudante, como dar sentido a sua existência, conseguindo dizer ao mundo a que veio, conquistando o seu lugar como sujeito no laço social.
Références
ELIASSEN, Elisabeth da Silva. DONIDA, Lais Oliva. SANTANA, Ana Paula de Oliveira. O laudo de dislexia: ficção ou realidade? IN.: CAPONI, Sandra. BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Saberes expertos e medicalização no domínio da infância. São Paulo: LiberArts, 2021. p. 243-266.
FANIZZI, Caroline. Dos sonhos expertos à fabricação educativa: considerações sobre o esvaziamento da ex-periência escolar. IN.: CAPONI, Sandra. BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Saberes expertos e medicalização no domínio da infância. São Paulo: LiberArts, 2021. p. 317-336.
LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Acerca da instrumentação prática do construtivismo: A (anti) pedagogia piagetiana, ciência ou arte? 1992. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n81/n81a06.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13 ed. Capinas, São Paulo: Pontes Editores, 2020.
RODRIGUES, Rogério. REIS, Magali. (2018). A ilusão (psico)pedagógica e o empobrecimento das experiências educativas (entrevista a Leandro de Lajonquière). Estilos Da Clinica, 23(2), 430-450. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p430-450. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/150993. Acesso em: 10 ago. 2021.
ROSADO, Janaina. PESSOA, Marcos (org.). As abelhas não fazem fofoca – estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Lingage, 2021.
SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Possibilidades e tensões da tecnologia no ensino do aluno autista. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 18, 17 de maio de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/18/possibilidades-e-tensoes-da-tecnologia-no-ensino-do-aluno-autista
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).