O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E A BUSCA PELO LAUDO: A ILUSÃO NA BUSCA DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS NA PRÁTICA DO EDUCADOR

Resumen

É urgente refletir sobre o ideário pedagógico hegemônico influenciado pelo discurso científico e biologizante da medicina produtora de “laudados” para campo educativo, tal questão reverbera na prática docente e por sua vez na experiência do aluno no campo de busca pelo saber. Cabe por hora Examinar a literatura do campo educacional e dos estudos psicanalíticos com foco nas experiências educativas dirigidas às crianças ditas de “inclusão” escolar. Olhar as formas de sileciamento do professor a partir de uma incompletude, ou até mesmo a incapacidade de fornecer a devida assistência pedagógica diante das contingências que emergem no espaço escolar não observadas nos livros que abordam a inclusão. A inclusão escolar é um princípio de uma educação emancipadora, a qual deve desenvolver o trabalho docente abarcando as diferenças dos indivíduos, das famílias e das comunidades. A perspectiva inclusiva da educação tem ainda muito a realizar. No caso da educação especial a “segregação simbólica” dos estudantes é o mais comum, sendo uma grande parte tratados de forma inferiorizada. E a precarização da vida escolar dificulta a descoberta do prazer de aprender pelo estudante, como dar sentido a sua existência, conseguindo dizer ao mundo a que veio, conquistando o seu lugar como sujeito no laço social.

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Educação pela Universidade Ibirapuera. Psicanalista Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade (USP). Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. 

Márcia Siqueira de Andrade, Universidade Ibirapuera (UNIB)

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora permanente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia/Psicossomática da Universidade Ibirapuera, São Paulo, Brasli e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (COEPE) da UNIB.

Citas

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Publicado
2022-08-29