O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E A BUSCA PELO LAUDO: A ILUSÃO NA BUSCA DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS NA PRÁTICA DO EDUCADOR
Abstract
É urgente refletir sobre o ideário pedagógico hegemônico influenciado pelo discurso científico e biologizante da medicina produtora de “laudados” para campo educativo, tal questão reverbera na prática docente e por sua vez na experiência do aluno no campo de busca pelo saber. Cabe por hora Examinar a literatura do campo educacional e dos estudos psicanalíticos com foco nas experiências educativas dirigidas às crianças ditas de “inclusão” escolar. Olhar as formas de sileciamento do professor a partir de uma incompletude, ou até mesmo a incapacidade de fornecer a devida assistência pedagógica diante das contingências que emergem no espaço escolar não observadas nos livros que abordam a inclusão. A inclusão escolar é um princípio de uma educação emancipadora, a qual deve desenvolver o trabalho docente abarcando as diferenças dos indivíduos, das famílias e das comunidades. A perspectiva inclusiva da educação tem ainda muito a realizar. No caso da educação especial a “segregação simbólica” dos estudantes é o mais comum, sendo uma grande parte tratados de forma inferiorizada. E a precarização da vida escolar dificulta a descoberta do prazer de aprender pelo estudante, como dar sentido a sua existência, conseguindo dizer ao mundo a que veio, conquistando o seu lugar como sujeito no laço social.
References
ELIASSEN, Elisabeth da Silva. DONIDA, Lais Oliva. SANTANA, Ana Paula de Oliveira. O laudo de dislexia: ficção ou realidade? IN.: CAPONI, Sandra. BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Saberes expertos e medicalização no domínio da infância. São Paulo: LiberArts, 2021. p. 243-266.
FANIZZI, Caroline. Dos sonhos expertos à fabricação educativa: considerações sobre o esvaziamento da ex-periência escolar. IN.: CAPONI, Sandra. BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Saberes expertos e medicalização no domínio da infância. São Paulo: LiberArts, 2021. p. 317-336.
LAJONQUIÈRE, Leandro (de). Acerca da instrumentação prática do construtivismo: A (anti) pedagogia piagetiana, ciência ou arte? 1992. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n81/n81a06.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13 ed. Capinas, São Paulo: Pontes Editores, 2020.
RODRIGUES, Rogério. REIS, Magali. (2018). A ilusão (psico)pedagógica e o empobrecimento das experiências educativas (entrevista a Leandro de Lajonquière). Estilos Da Clinica, 23(2), 430-450. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p430-450. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/150993. Acesso em: 10 ago. 2021.
ROSADO, Janaina. PESSOA, Marcos (org.). As abelhas não fazem fofoca – estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Lingage, 2021.
SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Possibilidades e tensões da tecnologia no ensino do aluno autista. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 18, 17 de maio de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/18/possibilidades-e-tensoes-da-tecnologia-no-ensino-do-aluno-autista
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).