A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO PRÁXIS DE INVESTIGAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Résumé
O estudo objetivou analisar o estágio supervisionado como práxis de pesquisa na formação de professores/as de Educação Física, a partir da realidade do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará. A investigação assumiu a abordagem crítico dialética e foi fundamentada em autores/as que discutem o papel da pesquisa e do estágio supervisionado na formação de professores/as. Além disso, apresentou 13 textos produzidos por discentes do curso de Educação Física da UFPA, no ano de 2019, no estágio em espaços não escolares, a fim de evidenciar o estágio enquanto tempo-espaço de pesquisa. O estudo apontou a importância da pesquisa como parte do processo crítico, investigativo e reflexivo na formação dos/as professores/as de Educação Física e também a vivência no estágio possibilita problematizar questões relevantes e necessárias para o mundo do trabalho, que reforçam que a centralidade da atuação do/da professor/a de Educação Física é a docência.
Références
ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. O estudo como forma de pesquisa. In CARVALHO, Maria Cecília de (Org.) Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.
BANDEIRA, Lilian Brandão. Razão Instrumental, Pragmatismo e suas interfaces com a formação de professores de educação física: reflexões a partir do estágio supervisionado curricular obrigatório. 2017. 282 f.Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BARROS, Marizeth; SANTOS, Ana Cristina Batista dos. Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 112, ago. 2010, p. 1-9. Disponível em:https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10818. Acesso em: 28 nov. 2021.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.
BRACHT, Valter. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Unijuí, 2007.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DE ROSE JR, Dante. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O papel do estágio nos cursos de formação dos professores. In: PICONEZ, Stela Bertholo. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 47-55.
FREITAS, Cintia de La Rocha; FRUTUOSO, Anderson Simas. Ginástica no Brasil: ausência na escola x ascensão na academia. Motrivivência (online), v. 28, n. 47, maio 2016, p. 278-289. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47 p278:
FRIZZO, Geovanni. O trabalho pedagógico como referência para a pesquisa em Educação Física. Pensar a Prática, [S. l.], v. 11, n. 2, 2008, p. 159–167. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/3535. Acesso em: 10 dez. 2021.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. 4ª ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LONGO, Renan Acerbi; TERTULIANO, Ivan Wallan; SENA, Arthur Bernardino Domene; MORÃO, Kauan Galvão; VERZANI, Renato Henrique; MACHADO, Afonso Antônio. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 121–132, 2017..2017.v15.n2.p121.Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16722. Acesso em: 11 nov. 2021.
MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho. Entre saltos, equilíbrios e rotações: a trajetória de escolarização e a produção científica de ginástica do ensino superior. 2017. 228 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Condições de trabalho docente: uma análise a partir dos dados de sete estados brasileiros. In: ____ (org.). Trabalho docente na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
OLIVEIRA, Maria Marli de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
PAIM, Maria Cristina Chimelo; PEREIRA, Érico Felden. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Motriz, Rio Claro, v. 10, n. 10, p. 159-66, 2004. Disponível em: https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n3/09CCP_hp.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA. Universidade Federal do Pará, 2012.
SAMULSKI, Dietmar Martin. Psicologia do esporte. Barueri: Manole, 2002.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó/SC: Argos, 2012.
TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A formação do profissional da educação: o processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de educação física. 1993. 310f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro e D’AVILA, Cristina Maria (Orgs). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008, p. 13 – 22
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).