A PEDAGOGIA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Elizângela Fernandes Pereira Evangelista Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Résumé

O presente artigo trata da relação de Paulo Freire e o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA- no Brasil. O desejo do educador Paulo Freire em proporcionar um ensino digno a atores com idade superior à prevista para o ensino básico tornou a modalidade um marco na vida de muitos cidadãos. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar a pedagogia de Paulo Freire no tocante à EJA. O trabalho apresenta Paulo Freire e sua busca incansável pela efetivação do ensino de EJA, uma conquista na educação do País. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, a partir de obras de Paulo Freire (1987), Aranha (1996), Arroyo (2006), Lyra (1996) e das leis que normatizam a modalidade. Assim, com o intuito de enriquecer a pesquisa, fez-se necessário apresentar o conceito da modalidade EJA e sua trajetória no Brasil, consequentemente, elucidando a brilhante contribuição de Paulo Freire na Educação brasileira.

Bibliographies de l'auteur

Elizângela Fernandes Pereira Evangelista , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Graduada em Pedagogia e Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Neila Barbosa Osório , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação pela UEPA/PA. Doutora em Ciência do Movimento Humano pela USFM/RS. Mestrado em Educação pela UNESP de Marilia/SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco/MS. Professora vinculada a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Références

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Publiée
2022-03-11