A PEDAGOGIA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Abstract
O presente artigo trata da relação de Paulo Freire e o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA- no Brasil. O desejo do educador Paulo Freire em proporcionar um ensino digno a atores com idade superior à prevista para o ensino básico tornou a modalidade um marco na vida de muitos cidadãos. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar a pedagogia de Paulo Freire no tocante à EJA. O trabalho apresenta Paulo Freire e sua busca incansável pela efetivação do ensino de EJA, uma conquista na educação do País. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, a partir de obras de Paulo Freire (1987), Aranha (1996), Arroyo (2006), Lyra (1996) e das leis que normatizam a modalidade. Assim, com o intuito de enriquecer a pesquisa, fez-se necessário apresentar o conceito da modalidade EJA e sua trajetória no Brasil, consequentemente, elucidando a brilhante contribuição de Paulo Freire na Educação brasileira.
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, p.209, 1996.
ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, p.22- 23. 2006.
BRASIL. Decreto nº 19.513, de 25 de agosto de 1945. Aprova a aplicação anual de recursos do Fundo Nacional de Ensino Primário e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília –DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19513-25-agosto-1945-479511-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/96). Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http//www.planalto.gov.br/ccivil_3/leis/l9394.htm. Acesso em:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. In Política e Educação no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_3/leis/l9394.htm. Acesso em:
FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. – 2ª ed. Ver. Atualizada. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
___________. Pedagogia da autonomia. 31º ed. RJ: Paz e Terra, 2000.
____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
____________. Cartas a Cristina. Editora Unesp 2ª edição revista, p. 193, 2002.
____________. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
____________. Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
____________. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977 [1969].
GHIRALDELLI Junior, Paulo. História da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
HORIGUTI, Angela Curcio. Do MOBRAL ao PROEJA: conhecendo e compreendendo as propostas pedagógicas / Angela Curcio Horiguti; orientadora Daniela Brun Menegotto. – Bento Gonçalves, 2009. 23 f. Acesso em 02 de junho de 2021.
LYRA, Carlos. As Quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira de Educação. São Paulo: Cortez, 1996.
SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de Jovens e Adultos – Diretrizes Curriculares Nacionais. Editora DP&A, RJ, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).