A PEDAGOGIA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Elizângela Fernandes Pereira Evangelista Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumen

O presente artigo trata da relação de Paulo Freire e o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA- no Brasil. O desejo do educador Paulo Freire em proporcionar um ensino digno a atores com idade superior à prevista para o ensino básico tornou a modalidade um marco na vida de muitos cidadãos. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar a pedagogia de Paulo Freire no tocante à EJA. O trabalho apresenta Paulo Freire e sua busca incansável pela efetivação do ensino de EJA, uma conquista na educação do País. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, a partir de obras de Paulo Freire (1987), Aranha (1996), Arroyo (2006), Lyra (1996) e das leis que normatizam a modalidade. Assim, com o intuito de enriquecer a pesquisa, fez-se necessário apresentar o conceito da modalidade EJA e sua trajetória no Brasil, consequentemente, elucidando a brilhante contribuição de Paulo Freire na Educação brasileira.

Biografía del autor/a

Elizângela Fernandes Pereira Evangelista , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Graduada em Pedagogia e Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Neila Barbosa Osório , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação pela UEPA/PA. Doutora em Ciência do Movimento Humano pela USFM/RS. Mestrado em Educação pela UNESP de Marilia/SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco/MS. Professora vinculada a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Citas

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, p.209, 1996.

ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, p.22- 23. 2006.

BRASIL. Decreto nº 19.513, de 25 de agosto de 1945. Aprova a aplicação anual de recursos do Fundo Nacional de Ensino Primário e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília –DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19513-25-agosto-1945-479511-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/96). Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http//www.planalto.gov.br/ccivil_3/leis/l9394.htm. Acesso em:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. In Política e Educação no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_3/leis/l9394.htm. Acesso em:

FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. – 2ª ed. Ver. Atualizada. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

___________. Pedagogia da autonomia. 31º ed. RJ: Paz e Terra, 2000.

____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

____________. Cartas a Cristina. Editora Unesp 2ª edição revista, p. 193, 2002.

____________. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

____________. Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

____________. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977 [1969].

GHIRALDELLI Junior, Paulo. História da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

HORIGUTI, Angela Curcio. Do MOBRAL ao PROEJA: conhecendo e compreendendo as propostas pedagógicas / Angela Curcio Horiguti; orientadora Daniela Brun Menegotto. – Bento Gonçalves, 2009. 23 f. Acesso em 02 de junho de 2021.

LYRA, Carlos. As Quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira de Educação. São Paulo: Cortez, 1996.

SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de Jovens e Adultos – Diretrizes Curriculares Nacionais. Editora DP&A, RJ, 2002.

Publicado
2022-03-11