CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COM FONTES HISTÓRICAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NO PROEJA

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede e objetiva analisar as contribuições da oficina de práticas de pesquisas com fontes históricas para a formação e atuação profissional dos discentes do Proeja. Como aporte teórico, foram tomadas as bases conceituais do campo Trabalho e Educação e o disposto no Documento Base do Proeja (BRASIL, 2007). Foram cotejados os conceitos do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como eixo formativo em interlocução com os estudos freireanos. Operou-se metodologicamente pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e das orientações da pesquisa intervenção. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, verificou-se que as atividades contribuíram na formação acadêmica dos discentes e auxiliaram na melhor compreensão de conteúdos e temáticas relativas ao curso e no protagonismo dos estudantes no âmbito da atuação profissional.

Bibliographies de l'auteur

Adão José Bourguignon Vedova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Possui especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2015) e graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais, lotado na Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Instituto Federal do Espírito Santo - Câmpus Vitória.

Maria José de Resende Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES) (2017) na linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. É professora efetiva do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo.

Alex Jordane, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publiée
2021-11-12