CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COM FONTES HISTÓRICAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NO PROEJA
Abstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede e objetiva analisar as contribuições da oficina de práticas de pesquisas com fontes históricas para a formação e atuação profissional dos discentes do Proeja. Como aporte teórico, foram tomadas as bases conceituais do campo Trabalho e Educação e o disposto no Documento Base do Proeja (BRASIL, 2007). Foram cotejados os conceitos do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como eixo formativo em interlocução com os estudos freireanos. Operou-se metodologicamente pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e das orientações da pesquisa intervenção. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, verificou-se que as atividades contribuíram na formação acadêmica dos discentes e auxiliaram na melhor compreensão de conteúdos e temáticas relativas ao curso e no protagonismo dos estudantes no âmbito da atuação profissional.
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