DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E CRIATIVAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ROTINA PEDAGÓGICA

Résumé

Este artigo tem como objetivo de analisar a prática docente a partir da rotina e das relações estabelecidas pela professora regente com crianças de uma turma de infantil V, da rede municipal de ensino de Anápolis - Goiás. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa sob a perspectiva da observação participante. Foram realizadas sete observações que buscaram evidenciar os elementos da prática docente que dialogam com os conceitos estudados. As reflexões e os resultados ratificam a relevância de compreender as práticas pedagógicas na educação infantil como mobilizadoras da formação humana centrada nas dimensões éticas, estéticas e criativas, no sentido de colocar a criança em evidência enquanto um ser em desenvolvimento e protagonista da construção de seus saberes. Notou-se, por meio da pesquisa, a necessidade de transgressão à simples transmissão de conhecimentos para tornar a rotina escolar prazerosa e revestida de sentido possibilitando experiências enriquecedoras e autorreflexivas.

Bibliographies de l'auteur

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG/Anápolis); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG/Inhumas) e no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEPEDI, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq. 

Franciele Virgínia da Silva Carvalho, Secretaria Municipal de Educação

Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil em Instituição da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis/GO. Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos (UFG – Catalão). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG) da Universidade Estadual de Goiás. 

Itair Regina de Carvalho Diogo, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis/GO- SEMED

Docente efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis/GO- SEMED. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG) da Universidade Estadual de Goiás. 

Juliana Candido Queroz, Rede Municipal de Educação de Aparecida e Goiânia/GO

Docente efetiva da Rede Municipal de Educação de Aparecida e Goiânia/GO. Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar (UAB-UnB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG), da Universidade Estadual de Goiás. 

Références

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Publiée
2021-08-13