DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E CRIATIVAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ROTINA PEDAGÓGICA
Résumé
Este artigo tem como objetivo de analisar a prática docente a partir da rotina e das relações estabelecidas pela professora regente com crianças de uma turma de infantil V, da rede municipal de ensino de Anápolis - Goiás. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa sob a perspectiva da observação participante. Foram realizadas sete observações que buscaram evidenciar os elementos da prática docente que dialogam com os conceitos estudados. As reflexões e os resultados ratificam a relevância de compreender as práticas pedagógicas na educação infantil como mobilizadoras da formação humana centrada nas dimensões éticas, estéticas e criativas, no sentido de colocar a criança em evidência enquanto um ser em desenvolvimento e protagonista da construção de seus saberes. Notou-se, por meio da pesquisa, a necessidade de transgressão à simples transmissão de conhecimentos para tornar a rotina escolar prazerosa e revestida de sentido possibilitando experiências enriquecedoras e autorreflexivas.
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