DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E CRIATIVAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ROTINA PEDAGÓGICA
Resumen
Este artigo tem como objetivo de analisar a prática docente a partir da rotina e das relações estabelecidas pela professora regente com crianças de uma turma de infantil V, da rede municipal de ensino de Anápolis - Goiás. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa sob a perspectiva da observação participante. Foram realizadas sete observações que buscaram evidenciar os elementos da prática docente que dialogam com os conceitos estudados. As reflexões e os resultados ratificam a relevância de compreender as práticas pedagógicas na educação infantil como mobilizadoras da formação humana centrada nas dimensões éticas, estéticas e criativas, no sentido de colocar a criança em evidência enquanto um ser em desenvolvimento e protagonista da construção de seus saberes. Notou-se, por meio da pesquisa, a necessidade de transgressão à simples transmissão de conhecimentos para tornar a rotina escolar prazerosa e revestida de sentido possibilitando experiências enriquecedoras e autorreflexivas.
Citas
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos de; Jane Felipe; CORSO, Luciana Vellinho (organizadoras.). Para pensar a docência na educação infantil. – Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019. p. 17-36.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://www.uac.ufscar.br/domumentos-1/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em: 15 fev. 2021.
______. MEC. Secretaria de Educação Básica. Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a Educação Infantil. Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf Acesso em: Acesso em: 15 mar. 2021.
______. Lei n. 8.069 de 13/07/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/I8069.htm. Acesso em: 15 mar. 2021.
______. FNDE. Resolução/CD/FNDE nº 6, de 24 de abril de 2007. Estabelece as orientações e diretrizes para execução e assistência financeira suplementar ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - PROINFÂNCIA. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3130-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-6-de-24-de-abril-de-2007 Acesso em: 19 mar. 2021.
CARVALHO, L. D.; SILVA, R. C. Educação Integral nas Infâncias: pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. São Paulo: Centro de Referência em Educação Integral: 2017.
CORSARO, W. A. Reprodução interpretativa e Cultura de pares. In.: MULLER, F.; CARVALHO, A.M.A (orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez. 2009.
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Trad. De Marta Shauare, Moscú: Progresso,1988.
DITRICH, M. G., MELLER, V. A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social. Revista Polyphonía, Vol. 32, n. 1. 2021, p. 66-85. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67391. Acesso em: 10 mar. 2021.
DUARTE JUNIOR. J. F. Fundamentos estéticos da educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 224 p.
FLICK, U. Introdução a Metodologia da Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FORTUNA, T. R. A. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da ludobiografia e da Hermenêutica filosófica. 2011. 425 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
GOMES, M. O. Didática na Educação Infantil: Perspectivas e Desafios. In.: SILVA. M.; NASCIMENTO. C. O. C.; ZEN. G. C. Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Volume 1. XIX ENDIPE. FACED/UFBA, 2018.
GUEDES, A. O; FERREIRA, M. D. O professor de Educação Infantil, a arte e a educação estética: percursos de um grupo de pesquisa. 38ª Reunião Nacional da ANPED – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA. Disponível em:
http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT07_689.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2013.
KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamenta. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 69-85, jan./abr. 2011.
KUHLMANN JR., M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v.25, n.1, 83-104, jan/jun,2007.
MORAES, M. C. Da epistemologia da complexidade à docência transdisciplinar. In.: DRAVET, F.; PASQUIER, F.; COLLADO, JAVIER.; CASTRO, G. (orgs.) Transdisciplinaridade e educação do futuro. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Ed. revista e modificada pelo autor - 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, S. V. S. dos. Sociologia da infância: aproximações entre Willian Corsaro e Florestan Fernandes. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6589. Acesso em: 16 mar. 2021.
SUANNO, J. H. Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. Revista Revelli. ISSN: 1984-6576 – v. 6 n.2 outubro 2014 p. 12-23 Inhumas/Goiás Brasil. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/2997. Acesso em: 16 mar. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).