RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MEDIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO CURSO DE CIDADANIA E CONTROLE SOCIAL
Résumé
O trabalho apresenta um relato de experiência na parceria realizada entre a Universidade Federal de Mato Grosso e o Tribunal de Contas de Mato Grosso, com recorte em aspectos de inovação educacional e tecnológica, no contexto de uma proposta formativa realizada na modalidade de Educação a Distância. O percurso metodológico se pauta pelo estudo de caso com o objetivo de analisar resultados do aperfeiçoamento ou inovação no campo da mediação educacional e tecnológica no curso de Cidadania e Controle Social. Os resultados indicam inovações no aprimoramento da mediação educacional e tecnológica, com destaque para elaboração e implementação de formulário eletrônico de avaliação de reação com base em concepções da analítica da aprendizagem, produção de novas funcionalidades de software orientadas para mediação educacional e tecnológica, refletindo diretamente em indicadores de avaliação do curso, à luz da inteligência colaborativa resultante da parceria realizada entre instituições públicas.
Références
BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm>. Acesso em: 07 mai. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 07 mai. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 de fevereiro de 2018. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9283.htm>. Acesso em: 07 mai. 2021.
BRASIL. Decreto nº 10.534, de 28 de outubro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 de outubro de 2020. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10534.htm>. Acesso em: 07 mai. 2021.
CHRISTENSEN, Clayton M. O Dilema da Inovação. São Paulo: M. Books, 2012.
DAWSON, Shane et al. Current State and Future Trends: a citation network analysis of the learning analytics field. ACM Digital Library. 2014. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1145/2567574.2567585>. Acesso em: 07 mai. 2021.
MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e Tecnologias de Informação e Comunicação. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. MORAN, J. J.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Org.). São Paulo: Papirus, 2013.
MOURA, Mariluce. Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil. Ciência na rua, 2019. Disponível em: <https://ciencianarua.net/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/>. Acesso em: 07 mai. 2021.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2002.
Relatório Geral - Extensão Cidadania e Controle Social. Escola de Contas - TCE - MT, 2020. Disponível em: <https://setec.ufmt.br/relatoriotce/avaliacao>. Acesso em: 07 mai. 2021.
PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. de. Mediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias? In: Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 31 - 38, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15671. Acesso em: 7 mai. 2021.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. 7. ed. Tradução de José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Índice global de inovação - Quem financiará a inovação? World Intellectual Property Organization. 2020. Disponível em: <https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/wipo_pub_gii_2020.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).