RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MEDIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO CURSO DE CIDADANIA E CONTROLE SOCIAL

Palavras-chave: Inovação em Tecnologia Educacional. Educação a Distância. Mediação Educacional e Tecnológica. Cidadania e Controle Social.

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência na parceria realizada entre a Universidade Federal de Mato Grosso e o Tribunal de Contas de Mato Grosso, com recorte em aspectos de inovação educacional e tecnológica, no contexto de uma proposta formativa realizada na modalidade de Educação a Distância. O percurso metodológico se pauta pelo estudo de caso com o objetivo de analisar resultados do aperfeiçoamento ou inovação no campo da mediação educacional e tecnológica no curso de Cidadania e Controle Social. Os resultados indicam inovações no aprimoramento da mediação educacional e tecnológica, com destaque para elaboração e implementação de formulário eletrônico de avaliação de reação com base em concepções da analítica da aprendizagem, produção de novas funcionalidades de software orientadas para mediação educacional e tecnológica, refletindo diretamente em indicadores de avaliação do curso, à luz da inteligência colaborativa resultante da parceria realizada entre instituições públicas.

Biografia do Autor

Alexandre Martins dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (2000), GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS (1998), ESPECIALISTA em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD (2003), MESTRE em NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (2001), DOUTOR em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO (2014). Possui experiência como docente, pesquisador e gestor de instituições públicas. Na carreira docente é professor Adjunto II da disciplina Tecnologias Educacionais do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na pós graduação é professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto de Educação e atua no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) do Instituto de Computação, Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE)  do Instituto de Educação da UFMT e projetos de projetos de extensão e pesquisa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UFMT. Enquanto gestor, ocupou o cargo de Secretário de Tecnologias da Informação e da Comunicação da UFMT no período de 2008 a 2016, foi representante eleito pela região centro oeste na Associação Universidade em Rede (UniRede) 2016 - 2018, presidiu o comitê gestor de TI da UFMT e foi membro do comitê de segurança da informação e autoridade de monitoramento de informação na UFMT - período de 2008 a 2016. Tem experiência de atuação e interesse pelas áreas de Tecnologia Educacional, Realidade Virtual e Aumentada, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Gestão Pública e Governança de TI e Segurança da Informação. Atualmente é presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), professor de ensino superior da UFMT e Secretário de Tecnologias Educacionais da UFMT.

Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e no Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação - LêTece-UFMT. 

Rebeca Lydia Pernambuco Lins Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Profnit no Polo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do grupo Inova+ Lab da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

Cassyra Lucia Correa Vuolo , Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - TCE/MT

Graduada em Direito, Especialista em Gestão Pública e Finanças, Comportamento Humano nas Organizações, Direito do Estado e a Administração Pública e Salesianidade. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, Argentina. Atualmente é Técnica de Controle Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e Secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania. 

 

Referências

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Publicado
2021-09-28