RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MEDIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO CURSO DE CIDADANIA E CONTROLE SOCIAL

Abstract

O trabalho apresenta um relato de experiência na parceria realizada entre a Universidade Federal de Mato Grosso e o Tribunal de Contas de Mato Grosso, com recorte em aspectos de inovação educacional e tecnológica, no contexto de uma proposta formativa realizada na modalidade de Educação a Distância. O percurso metodológico se pauta pelo estudo de caso com o objetivo de analisar resultados do aperfeiçoamento ou inovação no campo da mediação educacional e tecnológica no curso de Cidadania e Controle Social. Os resultados indicam inovações no aprimoramento da mediação educacional e tecnológica, com destaque para elaboração e implementação de formulário eletrônico de avaliação de reação com base em concepções da analítica da aprendizagem, produção de novas funcionalidades de software orientadas para mediação educacional e tecnológica, refletindo diretamente em indicadores de avaliação do curso, à luz da inteligência colaborativa resultante da parceria realizada entre instituições públicas.

Author Biographies

Alexandre Martins dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduated in COMPUTER SCIENCES (2000), ECONOMIC SCIENCES (1998), SPECIALIST in Training Advisors Academic for Distance Education (2003), Master in NEW INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION (2001) , DOCTOR in COMPUTER ENGINEERING (USP - 2014). Develops activities such as teaching, research and public institutions manager. The teaching profession is Associate Professor of Educational Technology course of the Federal University Institute of Education of Mato Grosso (UFMT). In the area of ​​research works in Laboratory of Studies on Information and Communication Technologies in Education (LeTECE) and extension projects and research projects of the Open University of Brazil (UAB) - UFMT. As a manager, working since 2008 as Secretary for Information Technology and UFMT Communication, is a representative elected by the central western region Association University Network (UNIREDE), chairman of the IT steering committee UFMT, safety committee member information and information monitoring authority in UFMT. It has acting experience and interest in areas of Educational Technology, Virtual and Augmented Reality, Virtual Learning Environments, Learning Objects, Public Management and Governance of IT and Information Security

Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e no Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação - LêTece-UFMT. 

Rebeca Lydia Pernambuco Lins Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Profnit no Polo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do grupo Inova+ Lab da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

Cassyra Lucia Correa Vuolo , Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - TCE/MT

Graduada em Direito, Especialista em Gestão Pública e Finanças, Comportamento Humano nas Organizações, Direito do Estado e a Administração Pública e Salesianidade. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, Argentina. Atualmente é Técnica de Controle Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e Secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania. 

 

References

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Published
2021-09-28