RIQUEZAS E CONFLITOS NO ÂMBITO DA SUPERVISÃO ESCOLAR

Résumé

Este trabalho tem como foco verificar o trabalho do coordenador pedagógico inserido nas unidades escolares da rede municipal de ensino, analisando suas riquezas, em como deveria ser executado este trabalho e seus conflitos em relação aos problemas enfrentados por estes supervisores no centro do seu trabalho, tendo como suporte: Grégio, Amorim (2007), Vasconcelos (2009), Freire (1981), Pellegrini (1997) dentre outros, a fim de conceder uma visão teórica desse processo no contexto da Supervisão Educacional direcionado à coordenação escolar. A pesquisa foi realizada com onze coordenadores, distribuídos em quatro escolas especulando sobre os seus pontos de vista com relação ao seu trabalho. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, questionários com perguntas fechadas e semiestruturadas. Os resultados apontaram que todos os coordenadores pesquisados têm sua formação e especialização voltada ao curso de Pedagogia, portanto tendo seu foco direcionado à educação. Porém, alegam pouco reconhecimento do seu trabalho e não conseguem realizar satisfatoriamente o seu trabalho em virtude da falta de apoio, falta de coletividade no desenrolar do seu trabalho nas unidades escolares, não havendo apoio suficiente para o êxito de sua função e, contudo, dessa forma, não há integração do seu trabalho com o que poderíamos chamar de gestão democrática.

Biographie de l'auteur

Keylla Cristina Arruda Farias, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Professora da Rede Municipal de Educação.

Références

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Publiée
2021-05-03