RIQUEZAS E CONFLITOS NO ÂMBITO DA SUPERVISÃO ESCOLAR
Resumen
Este trabalho tem como foco verificar o trabalho do coordenador pedagógico inserido nas unidades escolares da rede municipal de ensino, analisando suas riquezas, em como deveria ser executado este trabalho e seus conflitos em relação aos problemas enfrentados por estes supervisores no centro do seu trabalho, tendo como suporte: Grégio, Amorim (2007), Vasconcelos (2009), Freire (1981), Pellegrini (1997) dentre outros, a fim de conceder uma visão teórica desse processo no contexto da Supervisão Educacional direcionado à coordenação escolar. A pesquisa foi realizada com onze coordenadores, distribuídos em quatro escolas especulando sobre os seus pontos de vista com relação ao seu trabalho. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, questionários com perguntas fechadas e semiestruturadas. Os resultados apontaram que todos os coordenadores pesquisados têm sua formação e especialização voltada ao curso de Pedagogia, portanto tendo seu foco direcionado à educação. Porém, alegam pouco reconhecimento do seu trabalho e não conseguem realizar satisfatoriamente o seu trabalho em virtude da falta de apoio, falta de coletividade no desenrolar do seu trabalho nas unidades escolares, não havendo apoio suficiente para o êxito de sua função e, contudo, dessa forma, não há integração do seu trabalho com o que poderíamos chamar de gestão democrática.
Citas
ALARCÃO, Isabel (org.) Escola reflexiva e supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Ed. 2001.
BRAGA, S. E. A. Gestão escolar: do ideal democrático à prática pedagógica do cotidiano. Brasilía, Universa, 1999.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9394 de dezembro de 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9ª ed. Rio de Janeiro, 1981.
GADOTTI, M. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo, Cortez, 1992.
GREGIO J. W.; AMORIM I. M. Ação supervisora: o papel do supervisor escolar. São Paulo. Outubro/novembro/ 2007. Disponível: www.prefeitura.sp.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2018.
HORA, D, L. Da Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva/ Dinair Leal da Mora. Campinas, SP: Papirus, 1994. Coleção Magistério. Formação e trabalho pedagógico.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf. Acesso em: 2 jun. 2018.
PELLEGRINI, Marlou. Gestão em rede: A nova escola pública. Ed. 01. Brasília – DF CONSED, 1997.
SYRIA, N & SILVA, C. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica, 12. edição. Rio de Janeiro: vozes, 1987.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Sobre o Papel da Supervisão Educacional Coordenação Pedagógica. In: VASCONCELOS, Celso dos Santos (org.). Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).