FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Résumé
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica realizada durante o período de distanciamento social e de maneira remota, que buscou promover a formação de diversos agentes educacionais. A pesquisa foi concretizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos/as cursistas após o término da atividade para que pudéssemos compreender como e se a Formação Pedagógica Dialógica impactou na vida das pessoas durante a pandemia da COVID-19. Como resultados destacamos a centralidade na dimensão instrumental do conhecimento abordado ao longo do curso, a possibilidade do diálogo virtual e a organização dos estudos como elementos transformadores para o enfrentamento ao distanciamento social. Esperamos com este artigo contribuir com o campo da formação de professores/as por meio da Aprendizagem Dialógica como instrumento potente para uma educação libertadora a partir de evidências científicas em relação às teorias e pesquisas educacionais mais relevantes no cenário atual.
Références
ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020. Disponível em
APPLE, M. W., BEANE, J. A. Escuelas democráticas. Madri: Morata, 1997.
AUBERT, A et al. Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação. São Carlos: EdUFSCar. 2016.
INCLUD-ED Consortium (2006-2011). Actuaciones de éxito en las escuelas europeas. Madrid: Ministerio de Educación IFIIE.
CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research (4th ed.). Boston: Pearson, 2012.
FANA, M.; TOLAN, S.; TORREJÓN, S.; URZI BRANCATI, C.; FERNÁNDEZ-MACÍAS, E. The COVID Confinement Measures and EU Labour Markets. Disponível em:
FREIRE, P. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FLECHA, R. Compartiendo palabras. Barcelona: Paidós (1. Ed.), 1997.
FLECHA, R. Using Mixed Methods From a Communicative Orientation: Researching With Grassroots Roma. Journal of Mixed Methods Research, v. 8, n. 3, p. 245–254, 2014. Disponível em
FLECHA, R.; SOLER, M. Communicative Methodology: Successful Actions and Dialogic Politics. Current Sociology, v. 62, n. 2, p. 232-242, 2014. Disponível em:
FLECHA, R.; SOLER, M. Turning difficulties into possibilities: engaging Roma families and students in school through dialogic learning. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 4, p. 451-465, 2013. Disponível em:
GAYNOR, T. S.; WILSON, M. E. Social Vulnerability and Equity: The Disproportionate Impact of COVID-19. Public Adm. Rev., 80, 832–838, 2020. Disponível em
GARCÍA-CARRIÓN, R.; et al. Implications for Social Impact of Dialogic Teaching and Learning. Frontiers in Psychology, 2020. Disponível em
GÓMEZ, A., PUIGVERT, L., FLECHA, R. Critical communicative methodology: Informing real social transformation through research. Qualitative Inquiry, 17(3), 235–245, 2010.Disponível em:
GÓMEZ, J.; et al. Metodologia Comunicativa Crítica. Barcelona: El Roure (1. Ed.), 2006.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. V. 2. Lifeworld and system: A critique of functionalist reason. Boston, MA: Beacon Press, 1987.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27, 2020. Disponível em:
KIM, S.J.; BOSTWICK, W. Social Vulnerability and Racial Inequality in COVID-19 Deaths in Chicago. Health Educ. Behav., 47, 509–513, 2020. Disponível em
LADSON-BILLINGS, G. But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. Theory into Practice, 34(3), 159-165, 1995. Disponível em
MELLO, R. R., BRAGA, F. M., GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: Outra Escola é Possível. 2ª. Edição. São Carlos: EDUFSCar, 2020.
RACIONERO, S., et al. Aprendiendo contigo. Barcelona: Hipatia, 2012.
REIMERS, F. M., SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. OECD, 14, 1–40, 2020. Disponível em
REDONDO-SAMA, G.; et al. Social Work during the COVID-19 Crisis: Responding to Urgent Social Needs. Sustainability, n. 12, v. 20, 2020. Disponível em
SAKAMOTO, M.; BEGUM, S.; AHMED, T. Vulnerabilities to COVID-19 in Bangladesh and a Reconsideration of Sustainable Development Goals. Sustainability, n. 12, v. 13, 2020. Disponível em
SHONKOFF, J. P. Stress, Resilience, and the Role of Science: Responding to the Coronavirus Pandemic. Center on the Developing Child at Harvard University, 2020. Disponível em
UNESCO. Distance learning strategies in response to COVID-19 school closures. UNESCO COVID-19 Education Response. Education Sector issue notes. Paris: UNESCO, 2020a. Disponível em
UNESCO. Adverse consequences of school closures. COVID-19 Educational Disruption and Response. Education Sector issue notes. Paris: UNESCO, 2020b. Disponível em
VALLS-CAROL, R., TOLEDO, A. Y GÓMEZ-CUEVAS, S. Los beneficios de participar en espacios virtuales de aprendizaje para adultos que superan el aislamiento durante COVID-19. Malta Review of Educational Research, n. 14, v. 2, 301-326, 2020. Disponível em
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).