FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica realizada durante o período de distanciamento social e de maneira remota, que buscou promover a formação de diversos agentes educacionais. A pesquisa foi concretizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos/as cursistas após o término da atividade para que pudéssemos compreender como e se a Formação Pedagógica Dialógica impactou na vida das pessoas durante a pandemia da COVID-19. Como resultados destacamos a centralidade na dimensão instrumental do conhecimento abordado ao longo do curso, a possibilidade do diálogo virtual e a organização dos estudos como elementos transformadores para o enfrentamento ao distanciamento social. Esperamos com este artigo contribuir com o campo da formação de professores/as por meio da Aprendizagem Dialógica como instrumento potente para uma educação libertadora a partir de evidências científicas em relação às teorias e pesquisas educacionais mais relevantes no cenário atual.
References
ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020. Disponível em
APPLE, M. W., BEANE, J. A. Escuelas democráticas. Madri: Morata, 1997.
AUBERT, A et al. Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação. São Carlos: EdUFSCar. 2016.
INCLUD-ED Consortium (2006-2011). Actuaciones de éxito en las escuelas europeas. Madrid: Ministerio de Educación IFIIE.
CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research (4th ed.). Boston: Pearson, 2012.
FANA, M.; TOLAN, S.; TORREJÓN, S.; URZI BRANCATI, C.; FERNÁNDEZ-MACÍAS, E. The COVID Confinement Measures and EU Labour Markets. Disponível em:
FREIRE, P. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FLECHA, R. Compartiendo palabras. Barcelona: Paidós (1. Ed.), 1997.
FLECHA, R. Using Mixed Methods From a Communicative Orientation: Researching With Grassroots Roma. Journal of Mixed Methods Research, v. 8, n. 3, p. 245–254, 2014. Disponível em
FLECHA, R.; SOLER, M. Communicative Methodology: Successful Actions and Dialogic Politics. Current Sociology, v. 62, n. 2, p. 232-242, 2014. Disponível em:
FLECHA, R.; SOLER, M. Turning difficulties into possibilities: engaging Roma families and students in school through dialogic learning. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 4, p. 451-465, 2013. Disponível em:
GAYNOR, T. S.; WILSON, M. E. Social Vulnerability and Equity: The Disproportionate Impact of COVID-19. Public Adm. Rev., 80, 832–838, 2020. Disponível em
GARCÍA-CARRIÓN, R.; et al. Implications for Social Impact of Dialogic Teaching and Learning. Frontiers in Psychology, 2020. Disponível em
GÓMEZ, A., PUIGVERT, L., FLECHA, R. Critical communicative methodology: Informing real social transformation through research. Qualitative Inquiry, 17(3), 235–245, 2010.Disponível em:
GÓMEZ, J.; et al. Metodologia Comunicativa Crítica. Barcelona: El Roure (1. Ed.), 2006.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. V. 2. Lifeworld and system: A critique of functionalist reason. Boston, MA: Beacon Press, 1987.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27, 2020. Disponível em:
KIM, S.J.; BOSTWICK, W. Social Vulnerability and Racial Inequality in COVID-19 Deaths in Chicago. Health Educ. Behav., 47, 509–513, 2020. Disponível em
LADSON-BILLINGS, G. But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. Theory into Practice, 34(3), 159-165, 1995. Disponível em
MELLO, R. R., BRAGA, F. M., GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: Outra Escola é Possível. 2ª. Edição. São Carlos: EDUFSCar, 2020.
RACIONERO, S., et al. Aprendiendo contigo. Barcelona: Hipatia, 2012.
REIMERS, F. M., SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. OECD, 14, 1–40, 2020. Disponível em
REDONDO-SAMA, G.; et al. Social Work during the COVID-19 Crisis: Responding to Urgent Social Needs. Sustainability, n. 12, v. 20, 2020. Disponível em
SAKAMOTO, M.; BEGUM, S.; AHMED, T. Vulnerabilities to COVID-19 in Bangladesh and a Reconsideration of Sustainable Development Goals. Sustainability, n. 12, v. 13, 2020. Disponível em
SHONKOFF, J. P. Stress, Resilience, and the Role of Science: Responding to the Coronavirus Pandemic. Center on the Developing Child at Harvard University, 2020. Disponível em
UNESCO. Distance learning strategies in response to COVID-19 school closures. UNESCO COVID-19 Education Response. Education Sector issue notes. Paris: UNESCO, 2020a. Disponível em
UNESCO. Adverse consequences of school closures. COVID-19 Educational Disruption and Response. Education Sector issue notes. Paris: UNESCO, 2020b. Disponível em
VALLS-CAROL, R., TOLEDO, A. Y GÓMEZ-CUEVAS, S. Los beneficios de participar en espacios virtuales de aprendizaje para adultos que superan el aislamiento durante COVID-19. Malta Review of Educational Research, n. 14, v. 2, 301-326, 2020. Disponível em
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).