FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica realizada durante o período de distanciamento social e de maneira remota, que buscou promover a formação de diversos agentes educacionais. A pesquisa foi concretizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos/as cursistas após o término da atividade para que pudéssemos compreender como e se a Formação Pedagógica Dialógica impactou na vida das pessoas durante a pandemia da COVID-19. Como resultados destacamos a centralidade na dimensão instrumental do conhecimento abordado ao longo do curso, a possibilidade do diálogo virtual e a organização dos estudos como elementos transformadores para o enfrentamento ao distanciamento social. Esperamos com este artigo contribuir com o campo da formação de professores/as por meio da Aprendizagem Dialógica como instrumento potente para uma educação libertadora a partir de evidências científicas em relação às teorias e pesquisas educacionais mais relevantes no cenário atual.

Biografía del autor/a

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação, Professor Adjunto no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora Associada no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora Titular no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Citas

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Publicado
2021-07-22