RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ESTÁGIOS CURRICULARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Résumé
Esse trabalho é produto da experiência de alunos do oitavo período do curso de medicina da Faculdade de Medicina Ceres (FACERES) alocada em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. A observação durante o período de vivência nas Unidades Básicas de Saúde, conveniadas com a faculdade de medicina, foi responsável pelo ponto de partida. O reflexo da atual situação mundial frente à pandemia da Covid-19 na prestação dos serviços médicos ao usuário acabou por dificultar a prática dos estágios pelos estudantes. A superlotação dos hospitais, bem como o aumento da carga horária dos profissionais de saúde frente à pandemia, desenvolveu uma grande dificuldade no acompanhamento do cotidiano destes serviços. Esse relato tem a finalidade de explanar a dificudade no aprendizado nos estágios médicos práticos frente à situação atual causada pelo coronavírus, bem como salientar a importância da atuação dos médicos preceptores em manterem a calma, a determinação e o respeito aos pacientes, visando sempre a qualidade de vida do usuário. Tanto os preceptores quanto os discentes construíram um olhar crítico sobre a nova forma de aprendizado e educação médica.
Références
1. OMS, Bireme – Opas –. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponibilidade em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 10 dez. 2020.
2. TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza; SOARES, Catharina Matos; SOUZA, Ednir Assis; LISBOA, Erick Soares; PINTO, Isabela Cardoso de Matos; ANDRADE, Laíse Rezende de; ESPIRIDIÃO, Monique Azevedo. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 9, p. 3465-3474, set. 2020. FapUNIFESP (SciELO). Disponibilidade em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020259.19562020. Acesso em: 18 Dez. 2020.
3. LANA, Raquel Martins , et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, e00019620, Fev. 2020. Disponibilidade em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/ csp/artigo/999/emergencia-do-novo-coronavirus-sars-cov-2-e-o-papel-de-uma-vigilancianacional-em-saude-oportuna-e-efetiva. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00019620. Acesso em: 18 Dez. 2020.
4. ANTUNES, Bianca Brandão de Paula et al . Progressão dos casos confirmados de COVID-19 após implantação de medidas de controle. Rev. bras. ter. intensiva, São Paulo , v. 32, n. 2, p. 213-223, jun. 2020 . Disponibilidadde em: https://doi.org/10.5935/0103-507x.20200028. Acesso em: 18 Dez.2020.
5. RODRIGUES, Bráulio Brandão et al . Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 44, supl. 1, e149, 2020. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404. Acesso em: 18 Dez. 2020.
6. PAGLIOSA, Fernando Luiz; DA ROS, Marco Aurélio. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 32, n. 4, p. 492-499, Dec. 2008. Disponibilidade em https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400012. Acesso em 18 Dez. 2020.
7. CAVALCANTE, João Klínio; SOARES, Francisco José Passos; CORREIA, Divanise Suruagy. Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 38, n. 1, p. 15-24, Mar. 2014. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100003. Acesso em: 18 Dez. 2020.
8. MEDICINA, Sanar. Desafios e aprendizados na educação médica durante a pandemia da COVID-19. 2020. Disponibilidade em: https://www.sanarmed.com/desafios-eaprendizados-na-educacao-medica-durante-a-pandemia-da-covid-19. Acesso em: 10 dez. 2020.
9. CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Educação médica, hospitais universitários e o Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 15, n. 1, p. 187-194, Jan. 1999. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000100019. Acesso em: 18 Dez. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).