RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ESTÁGIOS CURRICULARES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
Esse trabalho é produto da experiência de alunos do oitavo período do curso de medicina da Faculdade de Medicina Ceres (FACERES) alocada em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. A observação durante o período de vivência nas Unidades Básicas de Saúde, conveniadas com a faculdade de medicina, foi responsável pelo ponto de partida. O reflexo da atual situação mundial frente à pandemia da Covid-19 na prestação dos serviços médicos ao usuário acabou por dificultar a prática dos estágios pelos estudantes. A superlotação dos hospitais, bem como o aumento da carga horária dos profissionais de saúde frente à pandemia, desenvolveu uma grande dificuldade no acompanhamento do cotidiano destes serviços. Esse relato tem a finalidade de explanar a dificudade no aprendizado nos estágios médicos práticos frente à situação atual causada pelo coronavírus, bem como salientar a importância da atuação dos médicos preceptores em manterem a calma, a determinação e o respeito aos pacientes, visando sempre a qualidade de vida do usuário. Tanto os preceptores quanto os discentes construíram um olhar crítico sobre a nova forma de aprendizado e educação médica.
References
1. OMS, Bireme – Opas –. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponibilidade em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 10 dez. 2020.
2. TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza; SOARES, Catharina Matos; SOUZA, Ednir Assis; LISBOA, Erick Soares; PINTO, Isabela Cardoso de Matos; ANDRADE, Laíse Rezende de; ESPIRIDIÃO, Monique Azevedo. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 9, p. 3465-3474, set. 2020. FapUNIFESP (SciELO). Disponibilidade em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020259.19562020. Acesso em: 18 Dez. 2020.
3. LANA, Raquel Martins , et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, e00019620, Fev. 2020. Disponibilidade em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/ csp/artigo/999/emergencia-do-novo-coronavirus-sars-cov-2-e-o-papel-de-uma-vigilancianacional-em-saude-oportuna-e-efetiva. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00019620. Acesso em: 18 Dez. 2020.
4. ANTUNES, Bianca Brandão de Paula et al . Progressão dos casos confirmados de COVID-19 após implantação de medidas de controle. Rev. bras. ter. intensiva, São Paulo , v. 32, n. 2, p. 213-223, jun. 2020 . Disponibilidadde em: https://doi.org/10.5935/0103-507x.20200028. Acesso em: 18 Dez.2020.
5. RODRIGUES, Bráulio Brandão et al . Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 44, supl. 1, e149, 2020. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404. Acesso em: 18 Dez. 2020.
6. PAGLIOSA, Fernando Luiz; DA ROS, Marco Aurélio. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 32, n. 4, p. 492-499, Dec. 2008. Disponibilidade em https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400012. Acesso em 18 Dez. 2020.
7. CAVALCANTE, João Klínio; SOARES, Francisco José Passos; CORREIA, Divanise Suruagy. Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 38, n. 1, p. 15-24, Mar. 2014. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100003. Acesso em: 18 Dez. 2020.
8. MEDICINA, Sanar. Desafios e aprendizados na educação médica durante a pandemia da COVID-19. 2020. Disponibilidade em: https://www.sanarmed.com/desafios-eaprendizados-na-educacao-medica-durante-a-pandemia-da-covid-19. Acesso em: 10 dez. 2020.
9. CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Educação médica, hospitais universitários e o Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 15, n. 1, p. 187-194, Jan. 1999. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000100019. Acesso em: 18 Dez. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).