FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Résumé

A temática formação e atuação docente é imprescindível para os profissionais envolvidos com a educação, em especial, na educação infantil, pois esta perpassa por desafios, mudanças, políticas públicas que envolvem o profissional do magistério e seus saberes docentes. Com esta premissa, o presente texto tem como objetivos, discutir ideologias e contribuições sobre ser professor e sua atuação, principalmente, na educação infantil. É um texto de cunho bibliográfico e qualitativo. Diante das discussões e leituras, chega-se à conclusão que há necessidade e urgência do professor obter uma formação sólida e constante. O docente deve se conscientizar que não cabe a ele apenas a tarefa de transferir conhecimento, mas de ser mediador colaborando para a (re)construção do conhecimento e que deve sempre está se aperfeiçoando como humano e adquirindo saberes necessários à prática educativa.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Claudio Correia dos Santos, FUNDAÇÃO BRADESCO

Pedagogo (UNIT), Professor da Fundação Bradesco.

Marcos Batinga Ferro, Centro Universitário Uninassau

Mestre em Educação (UFS), Professor do Centro Universitário Uninassau.

Références

A LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, sup. 4, p. 7-14, 2001. Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v15%20supl4%20artigo1.pdf. Acesso em: 09 de outubro de 2020.

ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola: revisitando teorias, descortinando práticas. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2003.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

ARRIBAS, T. L. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 08 de outubro de 2020.

BRASIL. Por uma Política de formação do Profissional de Educação Infantil. MEC/SEF/COEDI Brasília, 1994.

BRASIL. Resolução CNE/CP 01 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006. Disponibilidade em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 08 de outubro de 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 05 de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12579%3Aeducacaoinfantil&Itemid=859. Acesso em: 08 de outubro de 2020.

BUJES, M.I.E.; DORNELLES, L. V. (Orgs.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.

CAMPOS, R. F.; CAMPOS, R. Políticas para a educação infantil e os desafios do novo Plano Nacional de Educação: similitudes e divergências entre as experiências brasileira e de outros países latino-americanos. In: FARIA, Ana Lucia; AQUINO, Ligia M. L. (Orgs.). Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.

CÔCO, V. Docência na educação infantil: De que estamos falando? Com quem estamos tratando? In: FLORES, Maria L. R.; ALBUQUERQUE, Simone S. de (Orgs.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

DIDONET, V. Não há educação sem cuidado. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, Ano I n.1, p. 6-9, abr./jul.2003.

DORNELLES, L. V. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005.

FAZENDA, I. C. A. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

FREITAS, L. C. de. Ciclos, Seriação e Avaliação: confronto de lógicas. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2003.

GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v.31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 14 de out de 2020.

KIEHN, M. H. K. A. Educação da primeira infância: um olhar sobre a formação inicial dos professores de Educação Infantil. In: GENTIL, Heloisa Salles; MICHELS, Maria Helena (Orgs.). Práticas Pedagógicas: política, currículo e espaço escolar. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2011.

KISHIMOTO, T. M. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação na infantil. In: MACHADO, Maria Lucia (Org.) Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2008.

KUHLMANN JR., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação. 2010.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

MONTESSORI, M. Pedagogia científica. São Paulo: Livraria e Editora Flamboyant, 2003.

MOSS, P. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia (Org.) Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Diretrizes para a formação de professores de educação infantil. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano I, n. 2, p.6-9, ago./nov. 2003.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

ROSEMBERG, F. Educação infantil pós FUNDEB: avanços e tensões. Texto apresentado no Seminário Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. Curitiba, 2007. Texto digitado. Disponível em: http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/Educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20 p%C3%B3s-FUNDEB%20avan%C3%A7os%20e%20tens%C3%B5es%20%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf. Acesso em: 13 de out. de 2020.

SILVA, A. P. S.; ROSSETI-FERREIRA, M. C. Desafios atuais da educação infantil e da qualificação de seus profissionais: onde o discurso e a pratica se encontram?, Caxambu, MG, 2000. Anais da 23ª reunião da Anped. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/0707t.PDF. Acesso em: 13 de out. de 2020.

Publiée
2021-05-03