FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Saberes docentes. Educação. Sociedade. Práticas educativas.

Resumo

A temática formação e atuação docente é imprescindível para os profissionais envolvidos com a educação, em especial, na educação infantil, pois esta perpassa por desafios, mudanças, políticas públicas que envolvem o profissional do magistério e seus saberes docentes. Com esta premissa, o presente texto tem como objetivos, discutir ideologias e contribuições sobre ser professor e sua atuação, principalmente, na educação infantil. É um texto de cunho bibliográfico e qualitativo. Diante das discussões e leituras, chega-se à conclusão que há necessidade e urgência do professor obter uma formação sólida e constante. O docente deve se conscientizar que não cabe a ele apenas a tarefa de transferir conhecimento, mas de ser mediador colaborando para a (re)construção do conhecimento e que deve sempre está se aperfeiçoando como humano e adquirindo saberes necessários à prática educativa.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Correia dos Santos, FUNDAÇÃO BRADESCO

Pedagogo (UNIT), Professor da Fundação Bradesco.

Marcos Batinga Ferro, Centro Universitário Uninassau

Mestre em Educação (UFS), Professor do Centro Universitário Uninassau.

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Publicado
2021-05-03