PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE KENNEDY

Palavras-chave: Espaço escolar. Percepção. Categorias de análise da Geografia.

Resumo

O espaço escolar pode ser visto sob várias óticas e através das categorias geográficas como território, região, paisagem ou lugar. O objetivo geral do trabalho visou compreender de que maneira os estudantes do sexto ano do ensino fundamental percebem e se apropriam do espaço escolar. Concernente à metodologia, a pesquisa se configura como exploratória, aplicou-se um questionário aos estudantes do 6º ano de uma escola municipal da cidade de Presidente Kennedy-ES. O questionário foi composto por perguntas de múltipla escolha, de respostas discursivas curtas e com avaliações em linha linear. Os formulários foram enviados por meio de endereço eletrônico ou por link direto no celular dos estudantes. Quanto à abordagem foi qualitativa não se excluindo alguns dados estatísticos e matemáticos para conhecer a dimensão do que se quer compreender. Os resultados foram apresentados e sugerem que a maior parte dos estudantes vê o espaço escolar como um território.

Biografia do Autor

Rozana Paz Martins Marvila, Faculdade Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré; Graduação em Geografia.
Universidade Salgado de Oliveira. Professora regente no município de Presidente Kennedy.

Yolanda Aparecida de Castro Almeida Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutorado em Tratamento da Informação Espacial (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Mestrado em Tecnologia Ambiental (Faculdade de Aracruz, FACHA).

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Publicado
2021-05-03