PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE KENNEDY

Abstract

O espaço escolar pode ser visto sob várias óticas e através das categorias geográficas como território, região, paisagem ou lugar. O objetivo geral do trabalho visou compreender de que maneira os estudantes do sexto ano do ensino fundamental percebem e se apropriam do espaço escolar. Concernente à metodologia, a pesquisa se configura como exploratória, aplicou-se um questionário aos estudantes do 6º ano de uma escola municipal da cidade de Presidente Kennedy-ES. O questionário foi composto por perguntas de múltipla escolha, de respostas discursivas curtas e com avaliações em linha linear. Os formulários foram enviados por meio de endereço eletrônico ou por link direto no celular dos estudantes. Quanto à abordagem foi qualitativa não se excluindo alguns dados estatísticos e matemáticos para conhecer a dimensão do que se quer compreender. Os resultados foram apresentados e sugerem que a maior parte dos estudantes vê o espaço escolar como um território.

Author Biographies

Rozana Paz Martins Marvila, Faculdade Vale do Cricaré

Master in Science, Technology and Education by Faculdade Vale do Cricaré; Graduation in Geography. Salgado de Oliveira University. Regent teacher in the municipality of Presidente Kennedy.

Yolanda Aparecida de Castro Almeida Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutorado em Tratamento da Informação Espacial (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Mestrado em Tecnologia Ambiental (Faculdade de Aracruz, FACHA).

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Published
2021-05-03