PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE KENNEDY
Resumen
O espaço escolar pode ser visto sob várias óticas e através das categorias geográficas como território, região, paisagem ou lugar. O objetivo geral do trabalho visou compreender de que maneira os estudantes do sexto ano do ensino fundamental percebem e se apropriam do espaço escolar. Concernente à metodologia, a pesquisa se configura como exploratória, aplicou-se um questionário aos estudantes do 6º ano de uma escola municipal da cidade de Presidente Kennedy-ES. O questionário foi composto por perguntas de múltipla escolha, de respostas discursivas curtas e com avaliações em linha linear. Os formulários foram enviados por meio de endereço eletrônico ou por link direto no celular dos estudantes. Quanto à abordagem foi qualitativa não se excluindo alguns dados estatísticos e matemáticos para conhecer a dimensão do que se quer compreender. Os resultados foram apresentados e sugerem que a maior parte dos estudantes vê o espaço escolar como um território.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2018.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITO, T.M.A. de. A metamorfose do conceito de região: leituras de Milton Santos. v. 10 n. 20 (2008): GEOgraphia. Disponível em: file:///C:/Users/PC/Downloads/13563-52911-1-PB.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
CARBOGIM, F.C. da et al. Ensino das habilidades do pensamento crítico por meio do Problem Based Learning. Texto Contexto Enferm, v.26. n.4. p. 1-10. 2017.
CHIAPETTI, J. O uso corporativo do território brasileiro e o processo de formação de um espaço derivado: transformações e permanências na região cacaueira da Bahia. 205 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2009.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010.
FERNANDES, F. Projeto fortalece sentimento de pertencimento dos alunos à E.M. Bernardo Vasconcellos. 2017. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/13383-projeto-fortalece-sentimento-de-pertencimento-dos-alunos-%C3%A0-e-m-bernardo-de-vasconcellos. Acesso em: 01 abr. 2020.
FERREIRA, V.J. A percepção do espaço vivido por alunos da educação de jovens e adultos. 2014. Universidade Estadual de Londrina, Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_geo_artigo_vanderlei_jose_ferreira.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
GONDIM, G; MONKEN, M. Território e Territorialização. In: Grácia Maria de Miranda Gondim; Maria Auxiliadora Córdova Christóforo; Gladys Miyashiro Miyashiro. (Org.). Técnico de vigilância em saúde: contexto e identidade: volume 1. 1ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2017, v. 1, p. 21-44. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39894/2/T%C3%A9cnico%20de%20Vigil%C3%A2ncia%20em%20Sa%C3%BAde%20-%20Territ%C3%B3rio%20e%20territorializa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.
LIMA, M.T. et al. A geografia escolar e o conceito de paisagem. IN: I CONGRESSO NACIONAL DE GEOGRAFIA FÍSICA. n.1. Campinas. Anais... Campinas. Instituto de Geociências – Unicamp, 2017.
JIANG, B; REN, Z. Espaço geográfico como uma estrutura viva para prever atividades humanas usando big data. International Journal of Geographical Information Science. v. 33. n. 4. p. 764-779. 2019.
MANSANO, C.N. do. A escola e o bairro: percepção ambiental e interpretação do espaço de aluno do ensino fundamental. 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá. 2006.
MARQUES, P.B; CASTANHO, M.I.S. O que é a escola a partir do sentido construído por alunos. Psicologia Escolar e Educacional. v. 15. n. 1. p. 23-33. 2011.
MARTINS, M.L. História e meio ambiente. São Paulo: Faculdades Pedro Leopoldo, 2007.
MARVILA, R.P.M. A percepção do espaço escolar a partir da vivência de alunos do 6º ano do ensino fundamental do município de Presidente Kennedy/ES. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus. 2020.
MOTTA, M.F. Espaço vivido/espaço pensado. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
NUNES, R.G. O lugar como espaço vivido: estudo de caso no município de Goioerê. 2016. Universidade Estadual de Londrina, Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_geo_unespar-campomourao_rosenygomesnunes.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
OLIVEIRA, L. de; MACHADO, L.M.C.P. Calderini Philadepho. 3º Encontro Interdisciplinar sobre o estudo da paisagem. Rio Claro: UNESP, 1998.
OLIVEIRA, S.B. de. Paisagem do entorno da escola. In: PARANÁ (Estado). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba, 2016.
OLIVEIRA, R.M. de et al. A percepção da criança /aluno em relação aos espaços escolares. Revista Intercâmbio. v. 5. p. 15-22. 2014.
SANTOS, M. O espaço geográfico como categoria filosófica. Revista Terra Livre, n. 5, p. 9-20, 1989. Disponível em: http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/viewFile/67/67. Acesso em: 04 set. 2020.
SILVA, M.S.F. da; SILVA, E.G. da. O ensino da Geografia e a construção dos conceitos científico geográficos. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. São Cristóvão. Anais ... São Cristóvão: Educação e Ensino de Ciências Humanas e Sociais, 2012.
SILVA, V.R.J. da. Os conceitos geográficos e sua importância na formação do professor para uma didática escolar. Revista Digital Simonsen. n. 4. p. 11-30. 2016.
SPOSITO, E. S; SAQUET, M. A. O conceito de território no Brasil: entre o urbano e o rural. Caderno Prudentino de Geografia. v. 2. n. 38. p. 84-112. 2016.
TEIXEIRA, C. C. Paisagem, lugar e território e o ensino de geografia no Campo: a geografia sob o olhar dos professores do Campo. Para Onde!? v. 12. n. 2, p. 30-38, 2019.
VIEIRA, N. R. O conceito de região e o ensino de geografia: desencontros entre o saber escolar e o saber acadêmico. Revista Formação. v. 1.n. 20. p. 21-37. 2013.
WIZNIEWSKY, C.R.F. et al. Educação do Campo: Geografia I. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).